O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 04:04

Mais um mutirão é realizado no Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim

25/01/2019

Parte das esculturas que compõe o Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim, localizado em Lagoa Nova, zona rural do município (Foto: Reprodução/ Facebook)

No dia 13 de janeiro foi encerrado mais um mutirão na construção do Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim, localizado na comunidade de Lagoa Nova, zona rural do município. O evento começou com um cortejo e foi finalizado com a apresentação do bloco lírico Folguedos de Surubim e do grupo de dança Stela Duce, do Colégio Nossa Senhora do Amparo. No final da programação cultural, foi servido um lanche ao público e doadas sementes de pau-darcos (ipês) e aroeira branca.

Estas ações fazem parte da preparação para a inauguração da primeira etapa do parque que ocorrerá em 9 de janeiro de 2020. A obra é um memorial dedicado aos “severinos retirantes do mundo” e a arte do mamulengo e faz parte do projeto Memorial dos Severinos de Lagoa Nova, do artista plástico Severino Iabá.

Os mutirões são encerrados com atividades culturais. No dia 13/1 o bloco lírico Folguedos de Surubim, se apresentou no local (Foto: Reprodução/ Facebook)

Os mutirões sempre terminam com atividades culturais para os moradores do povoado. Além deste de janeiro, foram realizados mutirões em abril (quando foi iniciada a construção), julho e novembro do ano passado. Dez bonecos gigantes compõe o parque e já estão com formas bem definidas.

O projeto foi iniciado com recursos do prêmio que a Sociedade dos Amigos do Parque dos Mamulengos Gigantes recebeu do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, que em 2017 lançou o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. A última parcela da verba do governo federal foi utilizada no final de 2018. Clique aqui e conheça mais sobre a iniciativa.

Dez bonecos gigantes compõe o parque e já estão com formas bem definidas (Foto: Reprodução/ Facebook)

Parque será importante centro de irradiação de cultura

Por Fernando Guerra

Idealizado pelo professor e artista plástico Severino Iabá, hoje residente na Grande Belo Horizonte (MG), o Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim promete transformar-se num importante centro de irradiação da cultura no município.

A cada ano, Iabá aproveita suas férias na sua terra aonde vai dando acabamento aos dez totens de cinco metros de altura que integram esse parque. Para esse trabalho ter chegado à sua fase final, foi necessário convocar pessoas de seu conhecimento e, em regime de mutirão conseguiu preparar o terreno, levantar as esculturas, calçar a arena, preparando assim um ambiente de exaltação a uma das expressões mais legítimas de nossa cultura popular que é o mamulengo.

Localizado no bairro de Lagoa Nova, nas proximidades onde morou o mais famoso mamulengueiro de toda a região, o Sr. José Petronilo, esse parque tem data marcada para ser inaugurado e certamente será mais um espaço alternativo destinado a consolidar os ganhos culturais surubinenses.

Matéria atualizada às 19h43 do dia 26/01/2019 para acréscimo de informações

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *