O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 19 de Março de 2024 07:32

Livro resgata história da EREM Severino Farias

17/10/2018

 

Livro reúne textos de diversos autores que tratam de histórias e memórias da Escola Severino Farias (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Por Fernando Guerra

Uma coletânea de “textos de diversos autores que tratam de histórias e memórias da Escola Severino Farias” direcionados e organizados pela professora Lúcia de Fátima Farias da Silva, resultou num livro que registra a trajetória de um dos mais importantes educandários do interior pernambucano.

Sob o título de “Escola Severino Farias-Nossa Escola Nossa História”, essa publicação tem seu lançamento realizado nesta sexta-feira, 19 de outubro, em Piancó Recepções a partir das 19h30.

Conforme relata a Professora Lúcia, trata-se de uma obra escrita por várias mãos e que se encontra dividida em duas partes. A primeira aborda aspectos históricos, filosóficos e organizacionais da instituição e a segunda resgata histórias da Escola contadas por quem as viveu. Constam depoimentos pessoais dos professores e funcionários do presente e do passado. São experiências significativas que tornam este livro um marco na historiografia da educação surubinense.

Sua leitura em vários momentos emociona, sobretudo quando se reporta à exaltação do Coral Severino Farias, feita num artigo de Valdeblan Siqueira, publicado no Jornal do Comércio em 2007. No entanto, a surpreendente conquista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar em cerimônia realizada em 2005 na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, coroou de êxito todo um conjunto de dedicação e competência dos professores e da gestão dessa escola. Trata-se de uma página inesquecível e que muito honra o município de Surubim.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *