O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 04:26

João Alfredo comemora 82 anos de emancipação política

08/10/2017

O município é um dos mais importantes polos moveleiros do Estado e completa 82 anos no dia 10 de outubro (Foto: Divulgação/ Nações Unidas Fotografia)

Teve início neste sábado (7) a programação do 16.º Festival da Cultura, evento que comemora os 82 anos de emancipação política da cidade de João Alfredo. As atividades seguem até o dia 10, data em que se celebra o aniversário do município, e incluem feira de artesanato, encontro de motociclistas, shows em praça pública, lançamento de livro e desfile cívico.

No primeiro dia do festival, foram realizadas uma cavalgada, cortejo cultural, entrega de título de cidadania e shows com as bandas Capital do Sol e Saia Rodada. A homenagem aos novos cidadãos de João Alfredo aconteceu no auditório da Escola Miguel Arraes de Alencar. Receberam a honraria, os jornalistas Magno Martins (do Blog do Magno) e Jô Mazarolo (da TV Globo Nordeste), além do ex-secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Aldo Santos. O diretor do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Genil Gomes da Silva, que é natural do município, recebeu a Medalha do Mérito da Boa Vista, a mais alta condecoração do Poder Legislativo.

Este ano, o Festival da Cultura homenageia o jornalista, produtor cultural e ex-vice-prefeito, Dimas Santos. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Origem – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no século XVIII, o capitão Antônio Barbosa da Silva, de nacionalidade portuguesa, acompanhado de 200 escravos e de outras pessoas, devassou as terras do atual município. Por ser área coberta, em grande parte, por árvores com o nome de Imbá, a localidade recebeu inicialmente esse nome, transformando-se, tempos depois, numa fazenda. Outros exploradores chegaram ao local e instalaram engenhos de açúcar. No decurso de poucos anos, a família Holanda Cavalcanti construiu um pequeno engenho, de tração animal, dando-lhe o nome de Engenho Boa Vista. Posteriormente, esse engenho foi transferido para uma localidade onde havia uma lagoa,  nesta área atualmente situa-se o Ginásio Poliesportivo Djair Santos.

O nome do município é uma homenagem ao pernambucano Conselheiro João Alfredo que teve destaque no cenário nacional. O político foi primeiro-ministro de D. Pedro II. Entre as ações mais importantes como ministro está a aprovação parlamentar do projeto da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel.

A cidade é considerada um dos principais polos moveleiros do Estado.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *