O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 05:38

Atento aos sinais

29/02/2016

Entre as várias hipóteses de cenários políticos surubinenses e conjunturas locais às cegas, uma nova situação política num âmbito mundial chama atenção por sua concretização cada vez mais eminente: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Parece distante da nossa realidade, caro eleitor, mas num mundo globalizado as conseqüências das eleições na maior potência do planeta, afetam sua vida pacata e surubinense. Sim.
Explico melhor. Em outubro de 2015 ainda era a incerta a posição dos candidatos republicanos na corrida presidencial, mas Trump saiu na frente nas pesquisas – graças ao apoio da grande população conservadora americana – quando afirmou que países como o Brasil se aproveitam demais dos Estados Unidos. Como? Ano passado o Brasil fechou termos de um acordo de exportação de carne bovina para os EUA de mais de 100 mil toneladas por ano¹. Sem falar que também é aqui onde se fabrica cerca de 20% das peças automotivas que circulam no mercado americano². Esses acordos bilaterais manipulam também os preços do mercado interno e quando menos se espera o KG da carne – que já não é em conta – perde completamente a noção aqui dentro. Não precisa se esforçar muito para entender como isso nos afeta.
Evidentemente que as notícias sobre os conchavos e coligações de nossa cidade são muito mais importantes para o nosso dia-a-dia, porém desconsiderar aspectos políticos extra-regionais nos limita à pouca informação, alienando-nos. Até as nossas decisões mais simples dependem de dados mais amplos.
Na verdade, caro eleitor, manter-se informado e atento é regra para um bom discernimento, sobretudo quando o assunto é voto. Donald Trump não é em verdade nossa maior preocupação, mas estejamos alertas para com o mundo ao redor. Atentemos para os deputados, senadores e executivos de todos os partidos também, assim como para as crises mundiais de migração e guerras em eminência. Fiquemos atentos a tudo.

Daniel Andrade
PorqueVoto – Um voto por todos
danielmarista@hotmail.com

Referências textuais:

¹ http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/06/brasil-exportara-mais-de-100-mil-toneladas-de-carne-bovina-para-eua

² http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-so-exporta-mais-para-os-eua,1718976

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *