O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 04:55

Mudança no calendário prejudica Festa de São Sebastião em Surubim

21/01/2016

  Paróquia de S. Sebastião festejou entre os dias 11 e 20 de janeiro o seu padroeiro. Toda a avenida que leva o seu nome esteve preparada para a festa, que completou 90 anos, com parques de diversão, barracas e barzinhos.
 Entretanto, conforme informações colhidas entre moradores do local, a movimentação popular e as vendas nos pequenos negócios que se multiplicavam naquela artéria, diminuíram em relação ao ano passado
  À parte as questões ligadas ao momento de crise que o país atravessa, moradores referiram-se às mudanças no calendário do festejo.
Desde o ano passado quando se instituiu o feriado para o dia de S. Sebastião, em 20 de janeiro, começaram as dificuldades . Neste ano a data caiu numa quarta-feira.
 Se em Surubim o comércio e as repartições públicas estiveram fechados, o mesmo não aconteceu noutras cidades. Portanto, muitos surubinenses que residem noutras localidades deixaram de participar da tradicional festa promovida no bairro de S. Sebastião.
 Anteriormente as comemorações iniciavam invariavelmente numa sexta-feira e encerravam-se no domingo da semana seguinte. Dessa forma ex-moradores daquele bairro programavam-se para visitar,  a cada ano, sua terra, o que resultava em confraternizações anuais bastante concorridas.
 Várias críticas também se direcionaram aos programas de shows organizados pela Secretaria de Cultura o que já era esperado pela contenção de despesas levada adiante pela Prefeitura.
 De qualquer forma as homenagens a S. Sebastião. continuam sendo a maior festa de cunho religioso de Surubim e uma das maiores de toda a região.
A programação das festividades teve início em 11/01 com a Procissão da Bandeira. Missas foram celebradas durante todos dias da festa. Na véspera do feriado houve shows no Pátio da Usina, com as bandas Amigos Sertanejos e Virados do Forró. Uma alvorada com queima de fogos abriu o último dia da festa, na quarta-feira.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *