O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 18 de Março de 2024 11:46

Ex-deputado federal Danilo Cabral assume Sudene

07/06/2023

Presidente Lula e o ex-deputado federal Danilo Cabral (Foto: Reprodução/ Divulgação)

O ex-deputado federal Danilo Cabral foi confirmado como novo superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) hoje (7). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, coincidindo com a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pernambuco, que visitou o polo automotivo em Goiana na tarde de ontem e lançará o Novo Farmácia Popular e ​​inaugurará o campus do Instituto Federal em Paulista ainda na manhã desta quarta-feira.

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me nomear para o cargo. Também quero agradecer ao senador Humberto Costa pela articulação política, realizada com apoio da senadora Teresa Leitão e do deputado Carlos Veras, e às forças políticas de Pernambuco e demais estados do Nordeste que também apoiaram nossa indicação. Vamos trabalhar muito ao lado do ministro Waldez Góes para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais”, afirma Danilo Cabral.

Segundo ele, a Sudene tem o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB, a atração de investimentos e a geração de emprego em sua área de atuação. “Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual. A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, ‘o Nordeste não pesa ao Brasil'”, destaca.

A Sudene atua em diversas áreas voltadas para o desenvolvimento regional, desde a elaboração de políticas públicas ao financiamento de empresas, através de incentivos fiscais, como o Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE), que tem um orçamento de R$ 34,6 bilhões neste ano para a Região.

Perfil

Pernambucano nascido em Surubim, Danilo Cabral encerrou seu terceiro mandato como deputado federal em janeiro deste ano. Foi candidato ao governo de Pernambuco, obtendo 18% dos votos nas últimas eleições. Também foi vereador do Recife, eleito em 2004 e exerceu os cargos de secretário de estado de Educação, Cidades e Planejamento e Gestão nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Educação e líder da bancada do PSB. Além disso, presidiu as Frentes Parlamentares em Defesa do Sistema Único de Assistência Social, de Defesa da Chesf, de Defesa do Nordeste e foi coordenador das Frentes Parlamentares de Valorização das Universidades e Institutos Federais e de Defesa do Serviço Público.

É formado em Direito pela UFPE, com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE). Filiado ao PSB desde 1990, é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE). Foi diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Governo do Estado (1995) e diretor de Administração Geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (1996). Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco (1999) e, logo depois, a Secretaria de Administração do Recife (2001-2003).

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *