O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 09:58

Surubim comemora cinquentenário da Embrapa

29/05/2023

Parque Ecológico José Irineu Cabral (área demarcada na foto) possui 2,5 hectares e fica localizado próximo ao Centro da cidade (Foto: Robson Arruda)

No domingo 4 de junho, a Sociedade dos Criadores de Surubim inaugura o seu Parque Ecológico que faz uma homenagem a José Irineu Cabral, um surubinense que foi fundador e primeiro presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ao mesmo tempo em que resgata do esquecimento um de seus filhos mais ilustres, Surubim junta-se ao país para comemorar o cinquentenário de fundação dessa instituição de pesquisas agropecuárias que colocou o Brasil entre as nações mais desenvolvidas do mundo.

José Irineu Cabral é uma contribuição de Surubim à ciência brasileira ao mesmo nível em que Chacrinha o foi para a televisão e Capiba para a música. Embora o município nem tenha chegado ao seu centenário de emancipação política tem legado personagens de importância indiscutível para a vida regional e nacional. No mundo político, vários surubinenses ocuparam cadeiras no legislativo estadual e até federal. Entre eles o que teve maior relevância foi Antônio Farias que chegou ao senado. Em sua trajetória foi vereador surubinense, deputado estadual e federal, mas, que teve seu melhor desempenho como prefeito da capital pernambucana.

O PARQUE ECOLÓGICO

O Parque de Exposições de Animais que fora construído à margem do núcleo urbano de Surubim foi, ao longo de suas cinco décadas de existência, envolvido pelas construções residenciais e, hoje, situa-se praticamente em área central da cidade. Decorrente disso, os 2,5 hectares desse parque têm uma importância significativa, pois além de comporem a paisagem e purificarem o ar, servirão para o estudo botânico pois preservarão as espécies vegetais do nosso bioma. Igualmente se direcionarão para o lazer, com suas trilhas e espaços reservados para a contemplação conforme projeto elaborado por arquitetos e paisagistas do Lins e França.

A decisão da diretoria da Sociedade dos Criadores ao destinar esse espaço à preservação da natureza, chama a atenção dos pecuaristas para a importância do respeito ao meio ambiente. Deixa claro que os proprietários rurais devem reservar áreas para a conservação de matas em suas propriedades e que nem tudo deve ser direcionado a produção agropecuária com o objetivo econômico e financeiro. O respeito à vida e todas as suas manifestações deve prevalecer pois seus valores pertencem à humanidade como um todo.

PROGRAMAÇÃO

O local de concentração para a cerimônia de inauguração do Parque Ecológico será na área de manobras dos caminhões que transportam animais para a feira de gado que se realiza semanalmente no Parque de Exposições. Pode-se chegar ao local pela rua que fica por trás do Parque de Exposições ou por dentro do próprio parque que tem uma saída que se direciona para o local.

Por volta das 8:30h do domingo 4 de junho, data escolhida pela sua proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a diretoria da Sociedade dos Criadores estará recebendo no local todos os que estão identificados com a luta pelas causas ambientais. O artista Noé da Ciranda, uma das expressões maiores de nossa cultura popular, estará cantando entre outras cirandas de sua autoria, uma que se reporta aos pássaros de nossa região, muitos deles já não mais existentes e que hoje são completamente desconhecidos dos jovens surubinenses.

Em seguida a palavra estará facultada às autoridades presentes e as mudas que serão aproveitadas no parque receberão as bênçãos do padre Inaldo Silva. Finalmente as pessoas que estiverem no local serão convidadas, desde que estejam com instrumentos como pazinhas, etc., a participarem do mutirão de plantio dessas mudas em locais devidamente selecionados.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *