O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 06:33

Confira o roteiro da procissão de São José, padroeiro de Surubim

18/03/2023

Andor de São José em 2022. Procissão com a imagem do padroeiro deve percorrer 3 km pelas principais ruas da cidade neste domingo (19) (Foto: Reprodução/Facebook/ Paróquia de São José)

Neste domingo, 19 de março, acontece a tradicional procissão do padroeiro de Surubim, São José, que anualmente reúne milhares de fiéis. O cortejo terá início após a missa das 16h e percorrerá um trajeto de aproximadamente 3 km pelas ruas: Estácio Coimbra, Getúlio Vargas, Jerônimo Heráclio (até o Pátio do Mercado), 7 de Setembro, Cônego Benigno Lira, Maria Barbosa, Oscar Loureiro, Agamenon Magalhães e 15 de Novembro.

A paróquia preparou 13 mil bandeiras de papel para serem distribuídas com os fiéis, mas admite a possibilidade de que essa quantidade seja insuficiente para atender a todos que comparecerem à procissão, já que a expectativa é de público recorde, após dois anos de restrições por causa da pandemia.

Chuva no dia de São José, garantia de bom inverno

No dia de São José, como é tradição em todo o Nordeste, os agricultores rezam por um bom inverno. Existe uma crença popular que se chover no dia do santo, a colheita será farta. Pelo menos a previsão do tempo para este domingo é animadora. A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) prevê tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade moderada. Portanto, há a possibilidade da procissão do padroeiro ocorrer com chuva.

Um bom presságio para o homem do campo é que as precipitações já começaram a ocorrer na noite do sábado (18), o que certamente fará muitos agricultores já iniciarem o preparo da terra para o plantio.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *