O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Abril de 2024 03:06

Morre aos 89 anos, o ex-vice-prefeito de Surubim, professor Osvaldo Leal

05/01/2023

Professor Osvaldo Leal foi idealizador da bandeira de Surubim (Foto: Edvaldo Clemente)

Faleceu por volta das 13h30 desta quinta-feira (5), de causas naturais, no Hospital São Marcos, em Recife, o ex-vice-prefeito de Surubim, o professor Osvaldo de Sousa Leal, de 89 anos. Osvaldo há vários anos enfrentava problemas decorrentes da doença de Alzheimer. Ele era casado com a também professora Adélia Bastos Leal, com quem tinha quatro filhos.

O professor Osvaldo, como era mais conhecido, nasceu em 25/09/1939, foi Irmão Marista, chegando inclusive a dirigir o Colégio Pio XII, de 1966 a 1969. Ainda em 1969, idealizou a bandeira de Surubim, que foi instituída como símbolo municipal pelo então prefeito Monsenhor Luiz Ferreira Lima.

De 1973 a 1977, foi vice-prefeito do município, na gestão de Dídimo Gonçalves Guerra, o Dr. Jadi e durante 30 dias, entre julho e agosto de 1974 assumiu como prefeito interino. Ao deixar a política, continuou exercendo o magistério. No final da década de 1980, apresentou o programa de notícias, Revista da Cidade, na Rádio Surubim AM.

Após se aposentar em 1996 como professor do Colégio Marista Pio XII, fundou o Movimento Champagnat da Família Marista de Surubim e a partir desta mobilização,  idealizou e liderou a construção da Igreja de São Marcelino Champagnat, no Bairro São José, o primeiro templo no mundo a ser edificado após a canonização do religioso, em 1999. O santuário é semelhante ao da aldeia em que São Marcelino Champagnat  nasceu, Rosey, zona rural de Marlhes, na França. A idéia surgiu na viagem que professor Osvaldo fez com a esposa à Europa para acompanhar a cerimônia de canonização, no Vaticano.

“Osvaldo trouxe fotografias do berço da congregação em Rosey, na França, ele teve a oportunidade de ir, por ocasião da canonização, juntamente com a professora Adélia, fotografou tudo e fez do mesmo jeito em Surubim, só que a de Surubim é três vezes maior do que a de lá que eu também conheço”, afirma o irmão Marista Gerson de Lima, ex-diretor do Colégio Marista Pio XII.

A direção do Colégio Marista Pio XII emitiu uma Nota de Pesar pelo falecimento de Osvaldo Leal destacando a sua passagem pelo educandário como professor, coordenador e diretor. (leia clicando aqui). A prefeita de Surubim, Ana Célia também emitiu Nota de Pesar e decretou luto oficial de três dias.

O velório do professor Osvaldo Leal acontecerá a partir das 8h da manhã desta sexta-feira (6), na Capela do Colégio Marista Pio XII. Às 10h, haverá uma Missa de Corpo Presente e às 15h30, o cortejo sairá para o Cemitério São José, onde ocorrerá o sepultamento.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *