O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 11:37

Com as últimas chuvas, nível da Barragem de Jucazinho sobe lentamente

01/06/2022

Barragem de Jucazinho está localizada entre os municípios de Surubim e Cumaru (Foto: Reprodução/ Arquivo/ Compesa)

As fortes chuvas registradas em nossa região desde a semana passada, não alteraram até agora, de forma significativa o nível da Barragem de Jucazinho. Antes das precipitações o reservatório estava com 30,17 milhões de m³ ou 14,73% da capacidade. Na data de publicação desta matéria, o nível era de 32,47 milhões de m³ ou 15,85%. As informações são da ANA (Agência Nacional de Águas). Em termos percentuais, o acréscimo foi de 1,12%, fato que pode causar estranheza em algumas pessoas tendo em vista o grande volume de chuva em parte do Agreste Setentrional.

Esse pequeno aumento é facilmente explicado. As chuvas foram mais intensas na área que começa no litoral até o município de Frei Miguelinho. Em cidades como Riacho das Almas, Vertentes, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e Brejo da Madre de Deus, choveu muito menos do que na nossa região. É principalmente nesses municípios, quando ocorrem temporais, que as correntezas se formam no Rio Capibaribe e são represadas na Barragem de Jucazinho.

Outro fator que “atrasa” a chegada das “cheias” no reservatório, é a construção de pequenas barragens no leito do rio, sem autorização do Poder Público. Para que a água chegue em Jucazinho, é necessário que esses mananciais (erguidos a maioria, por empresários, comerciantes e pecuaristas) transbordem.

Há cinco dias, o nível da barragem, mesmo que em um ritmo muito lento continua subindo, o que afasta o risco do reservatório secar completamente este ano, como aconteceu em 2016. Jucazinho tem capacidade para acumular 204,82 milhões de m³.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *