O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 11:34

Filmes da 3.ª Orocine estarão disponíveis no site do evento a partir desta quinta-feira (7)

06/04/2022

Duas oficinas foram direcionadas para estudantes da rede pública municipal (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa

Começou a 3ª Orocine, Mostra Orobó de Cinema, com atividades presenciais e virtuais. Até o dia 10 de abril terão debates, oficinas e 44 curtas para assistir. Para o organizador da mostra, Carlos Kamara, o período da pandemia mostrou que a internet pode ajudar muito, inclusive os produtores de eventos. “Para o nosso caso, é que podemos atingir mais pessoas e que podemos realizar atividades fora da geografia física de Orobó”, explicou Kamara.

A programação começou, na segunda-feira (4) pela manhã, com as oficinas. São três:  a “Oficina de Animação Stop Motion com Smartphones” e a “Oficina Videoclipe e Novos Formatos de Interação entre Música e Vídeo” são restritas para estudantes da rede pública e realizadas em escolas; já a Oficina Cinema & Educação é virtual e teve inscrição aberta ao público em geral.

Os filmes estarão disponíveis de 07 a 10 de abril no site https://mostraorocine.com.br/, divididos em seis mostras competitivas. Para quem mora em Orobó, ou cidades vizinhas, será possível assistir aos filmes, à noite, no Salão Paroquial (Antigo Cinema da Cidade). Ainda serão realizadas sessões itinerantes. A Mostra Brincadeiras de Roda será levada para três escolas públicas do município. Os filmes da Mostra Serra Verde serão exibidos na Zona Rural de Orobó, como parte da atividade socioambiental na Reserva de Serra Verde. E na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, em Caruaru, serão apresentados os curtas da Mostra Força Interior. A escola tem o curso de Produção em Áudio e Vídeo.

Prosas – A programação da III Mostra Orobó de Cinema traz rodas de conversa, que estão sendo chamados de “prosas”. “Mudamos para estarmos mais alinhado com o tema desse ano da Orocine que é a cultura popular, onde a gente está homenageando o Raimundo Sanfoneiro”, explicou a organizadora Amanda Ramos.

A primeira Prosa foi no dia 05.04: “A literatura e o cinema do interior”, com Clara Angélica, Ezter Liu e Mery Lemos. Mediação de Eva Jofilsan. A segunda será no dia 07.04 : “Realização audiovisual dos povos indígenas e quilombolas nos interiores pernambucanos”, com participação de Lena Oliveira, Tayho Fulni-ô e Ziel Karapotó e mediação de Edvania Kehrle. Essas duas serão virtuais por meio do canal do youtube.

A terceira Prosa será realizada no dia 09.04 e será presencial no Salão Paroquial (Antigo Cinema da Cidade). O tema é “Profissionais do audiovisual nos interiores: desafios e propostas para expansão e crescimento do mercado de trabalho especializado”. Os produtores do interior pernambucanos Alexandre Soares, Caio Dornelas e Carlos Kamara vão discutir sobre o tema com mediação de Verônica Valente.

Dois debates virtuais com realizadores e realizadoras das Mostras estão previstos na programação. No dia 08.04 será com participantes das Mostras Na Contramão e da Sessão Especial. No dia 09.04, com participantes das Mostras Luar do Sertão e da Serra Verde. Os debates serão pela plataforma Google Meet, com mediação de Edvaldo Santos.

A programação presencial em Orobó conta ainda com shows musicais e apresentação de violeiros, caminhada ecológica na sexta (08.04) e a cerimônia de premiação na noite de encerramento (10.04), que terá a apresentação do Longa Metragem Carro Rei, de Renata Pinheiro.

Programação III Orocine 2022

Mostra Orobó de Cine – 04 a 10/04

Site https://mostraorocine.com.br/

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *