O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022 02:38

Encontro abre horizontes  para a cultura em Surubim 

11/04/2022

Adrielle Silva, Mariana Aguiar, Marcelo Canuto, Ana Célia e Fernando Guerra em encontro na Fundarpe (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Uma solução para o destino do acervo de Capiba foi um dos assuntos abordados entre Fernando Guerra que preside conjuntamente a Associação Cultural Capiba e a Sociedade dos Criadores de Surubim, Ana Célia, prefeita do município e o presidente da Fundarpe Marcelo Canuto. O outro foi a restauração do painel de Francisco Brennand que se encontra em péssimas condições no Parque de Exposições de Animais.

Esse encontro que se realizou no dia 4 de abril, em Recife, na sede da Fundarpe, às margens do Capibaribe, agendado pela prefeita Ana Célia, contou também com suas assessoras Adrielle Silva, diretora de Cultura e Mariana Aguiar, diretora de Turismo. 

O acervo de Capiba 

Com mais de cinco mil itens registrados, incluindo aí cerca de 900 partituras, entre elas grande número de composições inéditas, o acervo do compositor surubinense encontra-se em sua terra natal sob a guarda da sua viúva Zezita Barbosa. Trata-se de um material museológico da maior importância para a cultura não apenas de Pernambuco, mas de todo o país. A questão fundamental discutida, além da sua conservação foi o destino desse legado, que em hipótese nenhuma deve sair de Surubim. 

Nesse sentido, todas as precauções foram devidamente tomadas inclusive tendo sido ventilado o possível tombamento desse acervo. O Museu ao qual se destinariam esses bens ainda não saiu do papel, embora já tenha terreno próprio, projeto arquitetônico e orçamento. Esse é sem dúvidas um dos problemas mais difíceis de serem superados haja vista que mesmo que se consigam os recursos, sua construção atravessaria anos a fio. Uma solução apresentada pela prefeita Ana Célia seria a liberação de uma edificação municipal para essa finalidade e, conforme sinalizou a gestora, esse espaço pode ser o prédio da Câmara dos Vereadores, porquanto o seu presidente, Luciano Medeiros Filho, encontra-se empenhado em construir uma nova Casa Legislativa. Com uma localização excelente, Surubim passaria a ter um espaço invejável para a preservação de seus bens culturais. 

No tocante à conservação do acervo, neste momento, o projeto “Capiba, Conservação e Difusão” do Página 21 que foi devidamente aprovado pelo Funcultura, está restaurando 132 partituras do compositor. Essas obras serão digitalizadas e, em seguida disponibilizadas em site específico divulgando pela internet a produção musical desse genial compositor. 

A Associação Cultural Capiba que tem acompanhado as ações desenvolvidas em diversos sentidos, também mantém com o apoio da viúva D. Zezita uma Escola de Música gratuita e uma banda que se apresenta nas principais festas da cidade. 

Painel de Brennand 

Na ocasião, Fernando Guerra apresentou o projeto de restauração do painel de Brennand, de autoria de Pérside Omena, considerada a melhor restauradora do estado e outro assinado pelo Studio Trzy que transfere essa obra de arte para o lado oposto onde ele se encontra hoje, voltado para a rua, à frente da Escola Técnica. O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, demonstrou grande interesse nas propostas apresentadas pela Sociedade dos Criadores. Para ele Surubim ganharia um novo ponto turístico colocando o local num roteiro de grande interesse para os que visitarem a cidade, pois esse é o único painel do artista em todo o interior de Pernambuco.  

A reunião na Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, deve consolidar a proximidade entre as instituições citadas e brevemente deverá resultar em grandes benefícios para a cultura e o turismo do município de Surubim. 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *