O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 29 de Junho de 2022 07:54

Parque Ecológico José Irineu Cabral é lançado com plantio de ipês amarelos

28/03/2022

Fernando Guerra faz explanação sobre o Parque Ecológico José Irineu Cabral (Foto: Alline Maiara/ Divulgação)

Em um evento realizado na manhã deste domingo (27), no Parque de Exposições de Animais de Surubim, foi lançado o Parque Ecológico José Irineu Cabral. A cerimônia teve início com a benção das primeiras mudas que foram plantadas no local. O ato religioso foi presidido pelo padre Inaldo Silva. Em seguida, Noé da Ciranda apresentou canções de sua autoria que exaltam a natureza, reforçando a importância da preservação da fauna e flora regionais.

O padre Inaldo Silva realizou a benção das primeiras mudas que foram plantadas no local (Foto: Alan Lucena/ Divulgação)

No momento dos pronunciamentos, o presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim, Fernando Guerra, idealizador do parque, explicou de forma detalhada o objetivo do empreendimento. “Iremos começar a ver o resultado do trabalho que estamos fazendo agora daqui a no mínimo três anos. É um projeto de longo prazo. Esse parque será uma espécie de ‘Arca de Noé’ da vegetação nativa do semiárido”, afirmou.

Fernando também destacou a escolha do homenageado. “O surubinense José Irineu Cabral, foi um dos fundadores e primeiro presidente da EMBRAPA, o mais importante órgão de pesquisa agropecuária do país. O nível de excelência que a EMBRAPA alcançou teve uma contribuição decisiva do trabalho de José Irineu Cabral”.

Noé da Ciranda apresentou músicas de sua autoria que exaltam a natureza (Foto: Alline Maiara/ Reprodução)

Após os discursos, os presentes à cerimônia realizaram o plantio de mudas de ipês amarelos. As árvores foram plantadas em locais previamente estabelecidos e quando crescerem, irão marcar os limites do parque. A ação foi orientada por Nezinho Apicultor, responsável pela coleta de sementes de plantas nativas que serão gradativamente introduzidas na área.

Co-deputada estadual Joelma Carla (PSOL) e o vice-presidente da UNA e criador do Projeto Bosques de Pernambuco, João Teolbado, plantam muda de ipê amarelo (Foto: Alline Maiara/ Reprodução)

O evento contou com a presença de representantes de vários setores da sociedade, a exemplo do juiz de Direito, Dr. Joaquim Barbosa, titular da 2.ª vara da Comarca de Surubim; da co-deputada estadual da mandata Juntas, Joelma Carla (PSOL); da vereadora de Surubim Ivete Ramos (PT); do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Surubim, Denny Lapenda; do ex-prefeito Antônio Barros; do ex-vereador de Surubim, Aldo Leal, do presidente da União Nordestina da Agropecuária (UNA), José Orlando Duarte e do vice-presidente da instituição, João Teobaldo, criador do Projeto Bosques de Pernambuco; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ilário Pio; do Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Surubinense, João Paulo Leal, além de populares.

Biólogo e paisagista Luciano Chagas auxilia a filha no plantio: educação ambiental na formação das novas gerações (Foto: Arquivo pessoal Luciano Chagas/ Reprodução)

Localização

Inserido dentro de um terreno de 4,7 hectares onde fica o Parque de Exposições Antônio Farias, a cinco quarteirões da Praça Dídimo Carneiro, centro histórico da cidade de Surubim, o Parque Ecológico José Irineu Cabral terá uma área de 2,5 hectares. Pertencente à instituição que representa os pecuaristas surubinenses o espaço é considerado uma APP – Área de Proteção Permanente, sendo proibida sua ocupação por outras atividades que não sejam a preservação ambiental. No local, passa um riacho que faz parte da bacia hidrográfica do rio Cai-Aí.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *