O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 04:09

Advogado propõe medalha e busto em homenagem a Evandro Cavalcanti

21/02/2022

Advogado Alex Fernando encaminhou requerimentos à Camara de Vereadores de Surubim e à Prefeitura (Foto: Reprodução/ Divulgação)

O advogado Alex Fernando, encaminhou nesta segunda-feira (21), dois requerimentos, um à Câmara de Vereadores de Surubim e o outro à Prefeitura do município, propondo homenagens ao também advogado Evandro Cavalcanti, assassinado há exatos 35 anos. No requerimento endereçado ao Poder Legislativo, Alex Fernando propõe a criação da “Medalha de Reconhecimento e Mérito Dr. Evandro Cavalcanti”.

A intenção é que a honraria seja outorgada a personalidades que têm se destacado em Surubim, no Estado de Pernambuco e a nível nacional, na defesa dos direitos humanos, fundamentais, coletivos e sociais. É sugerido também que a condecoração exiba a imagem do homenageado e do brasão do Munícipio de Surubim, podendo ser concedida a até cinco personalidades ao ano, inclusive após a morte, ao cônjuge, parente ou pessoa devidamente designada pela família.

Já no requerimento dirigido à Prefeitura, Alex Fernando pede a fixação de um busto e uma placa, contendo um breve histórico da vida de Evandro, no local em que ele foi assassinado, no bairro da Cabaceira. Alex Fernando  requer ainda que uma das escolas da rede municipal de ensino seja denominada de Dr. Evandro Cavalcanti, com o intuito de reforçar a memória e a importância do homenageado para a história do município.

Clique aqui e leia os requerimentos na íntegra.

Assassinato

Evandro Cavalcanti foi assassinado, aos 38 anos, em 21 de fevereiro de 1987, na Rua Oscar Loureiro (Foto: Reprodução/ Google Imagens)

Evandro Cavalcanti foi assassinado, aos 38 anos, com oito tiros de revolver, na manhã do sábado, 21 de fevereiro de 1987, na Rua Oscar Loureiro, no bairro da Cabaceira, quando seguia com a esposa e uma das filhas para uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim. Segundo o inquérito policial, o crime foi encomendado por fazendeiros e teve como motivação a defesa que o advogado fazia de posseiros em propriedades rurais de Casinhas. O assassinato repercutiu nacionalmente. O sepultamento reuniu milhares de pessoas. Evandro também foi vereador de Surubim, candidato a deputado estadual e a prefeito do município, não obtendo êxito nessas duas últimas eleições.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *