O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 4 de Agosto de 2021 06:50

Agricultura: inverno inquieta agricultores de Surubim 

05/07/2021

Plantação de milho na zona rural de Surubim em meados de junho, já apresentando folhas secas devido à falta de chuvas (Foto: Alan Lucena)

Fernando Guerra 

Após um mês de maio promissor quando foi registrado índice de 132 mm de chuvas em Surubim, o mês de junho que é o principal mês da quadra chuvosa do Agreste pernambucano, decepcionou os agricultores da região. Em 20 dias desse período não caiu uma gota d’água sequer no município conforme os registros do  Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.  

Desde primeiro de junho até 19, quando reiniciaram as chuvas com 10 mm nesse dia e outros 10 no dia seguinte, apenas 9 mm de chuvas havia sido anotados. As lavouras plantadas em maio começaram a sentir o peso da insuficiência hídrica e praticamente estão comprometidas acarretando perdas e trazendo incertezas para o futuro da agropecuária regional. O volume de chuvas anotado em junho não foi suficientes para o desenvolvimento da agricultura. Caso os meses de julho e agosto não correspondam às expectativas otimistas do homem do campo, o prejuízo é líquido e certo. A incerteza bateu outra vez à porta dos agricultores surubinenses e há quem projete sérias dificuldades a serem enfrentadas no verão. 

Nos últimos cinquenta anos em apenas 12 deles foram verificados para o mês de São João índices de pluviosidade menores que os 50,5 mm registrados neste ano de 2021.  

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *