O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 4 de Agosto de 2021 08:14

Comissão Pró Universidade mantém atividades com encontros virtuais

18/05/2021

Comissão retomou atividades de forma on line em fevereiro deste ano (Foto: Reprodução/ Divulgação)

A Comissão Pró Universidade formada em 2019 para implantação de uma universidade pública no Agreste Setentrional, continua realizando suas reuniões, só que devido à pandemia, os encontros estão acontecendo de forma on line. As atividades foram retomadas adotando este formato, em 23 de fevereiro deste ano, e desde então, ocorrem toda terça feira, das 19h às 21h. Na volta dos trabalhos, foram reorganizadas as subcomissões, incluindo a participação de jovens e preparada uma agenda de trabalho.

A programação prevê uma reunião ampliada,  na última terça feira de cada mês,  de forma on line , na qual a Comissão Executiva, sob a presidência do ex-prefeito de Surubim, Antônio Barros e da vice-presidente, professora Horasa Andrade, conselheiros e líderes de subcomissões, apresentam resultados e articulam novas ações com a sociedade, representantes públicos, de organizações e de movimentos estudantis.

“Nesta retomada dos trabalhos tomamos como lema que é ‘com fé e determinação que vamos fazendo a construção’. E assim seguimos conscientes de que estamos em uma crise sanitária, em um contexto em que a educação superior vem sofrendo cortes orçamentários e ataques, mas ao mesmo tempo, temos a consciência de que precisamos continuar lutando para que essa região não continue sendo discriminada com a ausência histórica de uma Instituição de Educação Superior pública e de qualidade”, afirma a professora Horasa.

Com a retomada das atividades, a comissão tem avançado nas articulações, incentivando a participação de representantes de diversos setores sociais, na reunião ampliada. “Mesmo ainda com a pandemia e com os desafios que ela traz, estamos buscando aumentar a adesão da sociedade e o conhecimento sobre o nosso pleito. É por isso que estamos pedindo para as pessoas seguirem o Instagram da Comissão Pró Universidade, pois pode ser uma forma de mobilizar, de comunicar. A intenção é que as pessoas “ecoem”, falem sobre a necessidade de lutar por uma universidade na região”, explica a vice-presidente.

Além dessas ações, está sendo realizada uma pesquisa com os estudantes universitários que se deslocam diariamente para estudar em outras cidades e elaborado um abaixo assinado que será veiculado depois da reunião ampliada que vai acontecer no dia 25 de maio.

Durante esses dois anos de trabalho, como reconhecimento pela atuação, a Comissão Pró Universidade já recebeu moções de apoio de prefeituras da região e mais recentemente, um voto de aplauso da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *