O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Abril de 2024 01:15

Compesa suspende abastecimento em Surubim e mais sete cidades para solucionar cor escura da água fornecida por Jucazinho

09/02/2021

População estava recebendo água com esta coloração ultimamente (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) distribuiu nesta terça-feira (9) uma nota aos veículos de imprensa da região, comunicando a suspensão do abastecimento de água nas cidades de Casinhas, Frei Miguelinho, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

A companhia alega que a paralisação tem como objetivo realizar ajustes operacionais em uma das tubulações que integram a unidade de captação de água do Sistema Jucazinho. A Compesa não dá muitos detalhes na nota, mas a reportagem do Correio do Agreste apurou que a intervenção na barragem, ocorre por causa da coloração escura da água, que estava chegando nas torneiras da população.

O problema já vinha sendo percebido pelos moradores destas cidades desde janeiro último. No dia 14 do mês passado, a companhia informou através da sua coordenação em Surubim, que ocorreu um aumento da concentração de manganês na Barragem de Jucazinho e que esse metal atribui coloração à água durante o processo de desinfecção (ou aplicação de cloro), deixando a cor âmbar ou marrom.

Na ocasião, a Compesa comunicou que foi providenciada meia tonelada de soda cáustica para aplicação no processo de tratamento na estação localizada no reservatório e a previsão  era de que até o dia 15 daquele mês a situação estivesse totalmente normalizada. A estatal informou ainda que mesmo com cor escura, à agua não oferecia riscos à saúde da população.

Como o problema não foi resolvido após várias tentativas, a companhia decidiu agora parar todo o Sistema Jucazinho para mudar o local de captação da água que estava acontecendo em uma área de maior profundidade devido ao rompimento de uma tubulação superficial que era utilizada para essa finalidade.

Confira  a nota na íntegra:

*NOTA À IMPRENSA*

A Compesa informa que o abastecimento dos municípios de Casinhas, Frei Miguelinho, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes está sendo suspenso, temporariamente, para a realização de ajustes operacionais em uma das tubulações que integram a unidade de captação de água do Sistema Jucazinho. As intervenções, que são complexas, estão em curso e a equipe da Compesa está dedicando todos os esforços para concluir os serviços nos próximos dias, permitindo o retorno dos calendários de abastecimento dos municípios.

Esta não é a primeira vez que a água distribuída pela Barragem de Jucazinho fica com coloração escura. Em 2018, a Compesa também teve que fazer uma intervenção na estação de tratamento do reservatório para corrigir o problema.  O fato foi noticiado na época pelo Correio do Agreste.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *