O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 04:34

Surubim: vacinação contra a Covid-19 começa em idosos mas ainda sem data para avançar a outros grupos

28/01/2021

Idoso é vacinado no sistema “drive thru” (no carro), em frente à Secretaria de Saúde de Surubim na manhã desta quinta-feira (28) (Foto: Prefeitura de Surubim/ Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Surubim iniciou nesta quinta-feira (28)  a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos. Esse pode ser considerado o começo da imunização de forma ampla na população, já que na semana passada, foram vacinados apenas profissionais de saúde e os idosos residentes no Lar Amélia França. No entanto, ainda não há data definida para que a vacina chegue a outros grupos de habitantes do município.

Na fase 2, segundo o Plano de Vacinação apresentado pela Prefeitura, estão incluídos idosos de 60 a 74 anos. Na fase 3, serão imunizadas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance de agravamento da doença e a fase 4 (a última do plano) contempla professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A impossibilidade de estabelecer um calendário é um problema enfrentado por todas as cidades brasileiras porque dependem do envio de doses pelo Ministério da Saúde. O órgão federal não determinou prazo para novas remessas de vacinas. Até agora, as doses que chegaram a Surubim, sequer foram suficientes para imunizar todos os profissionais de saúde do município. Dos 1.260 trabalhadores do setor, apenas 356 receberam a vacina.

Os dados foram apresentados pelo Secretário de Saúde de Surubim, Tiago Pedrosa e pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Marília Gino, durante entrevista no programa Plantão de Notícias, da Rádio Integração FM. Confira:

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *