O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 07:04

Conheça os vereadores que irão presidir as Câmaras Municipais da região

03/01/2021

Em sentido horário: Bomba (Surubim); Edson Farias (Vertente do Lério); Atilla Barbosa (Casinhas); Lenilson do Posto (Bom Jardim); Walque do Celular (João Alfredo); Lia Mãe de Chaparral (Orobó). Dr. Neto (Frei Miguelinho) e Dunga Silva (Santa Maria do Cambucá) (Fotos: Reprodução/ TSE)

Surubim

A Casa Euclides Mota será comandada pelos próximos dois anos, por Luciano Medeiros Filho, o Bomba (PSB), de 51 anos. Ele concorreu em chapa única e teve o voto dos 13 vereadores que compõe o legislativo municipal. Bomba está no seu quinto mandato e já fez parte em outras ocasiões da mesa diretora da Câmara. A eleição de Bomba como presidente, quebra a hegemonia do vereador Fabrício Brito (Republicanos) que dirigiu a Casa Euclides Mota por seis mandatos consecutivos. Os outros componentes da mesa diretora que foram eleitos no dia 1.º de janeiro de 2021 são: Véia de Aprígio (PSB) – 1.ª vice presidente; Itamar Carlos (PSB) – 2.º vice-presidente; Ivete Ramos (PT), 1.ª secretária; Neto da Saúde (PSB), 2.º secretário.

Vertente do Lério

Em Vertente do Lério, Edson Farias (MDB), foi eleito o presidente da Câmara. Ele tem 58 anos e está no quinto mandato. Edson concorreu em chapa única e obteve 8 dos 9 votos possíveis. O vereador Saulo Barbosa (PTB) não compareceu à sessão. Os outros componentes da mesa são: Lulinha (PT) – vice-presidente; Dona Ina (MDB) – 1.ª secretária e Adriano da Água (PSB) – 2.º secretário.

Casinhas

Na cidade de Casinhas, Atilla Barbosa (DEM) é o novo presidente da Casa Manoel Veiga de Lira e Silva. Atilla tem 35 anos, é vereador pela primeira vez e foi eleito por unanimidade (9 votos). A mesa diretora da Câmara de Casinhas é formada, ainda, por Edlúcia Ulisses (MDB), que será a primeira secretária e Nivaldo Silva (MDB), como segundo secretário.

Bom Jardim

O legislativo bonjardinense será presidido no biênio 2021/2022 pelo vereador Lenilson do Posto (PSC). O parlamentar tem 42 anos e está no segundo mandato. Lenilson concorreu em chapa única e foi eleito com todos os 13 votos da Casa. Completam a mesa diretora, dois vereadores de primeiro mandato: Júnior de Cuxilo (Podemos) na 1.ª secretaria  e Bia da Toyota (PT), na 2.ª secretaria.

João Alfredo

Walque do Celular (PSB) é o novo presidente da Câmara Municipal de João Alfredo. O parlamentar de 41 anos está no terceiro mandato consecutivo e disputou o comando da casa em chapa única. Ele obteve 8 dos 13 votos possíveis porque cinco vereadores, apesar de presentes à sessão, se abstiveram de votar. Compõe a mesa diretora junto com Walque do Celular (PSB), os seguintes parlamentares: Júnior de Dezim (PSD) – 1.º vice-presidente; Jozivan Guedes (PSB) – 2.º vice-presidente; Jairo de Socorro (PSB) – 1.º secretário e Raimunda Enfermeira (PSD), na 2.ª secretaria.

Orobó

Em Orobó, a eleição da mesa diretora foi disputada por duas chapas e a vereadora Lia Mãe de Chaparral (DEM), venceu a disputa por um placar de 6 X 5. Ela continua no comando da Câmara de Vereadores pelo terceiro biênio consecutivo. A vereadora tem 60 anos e está no terceiro mandato. A chapa vencedora é composta ainda por Eduardo do Cimento (MDB) – 1.º secretário e Paulo Brito (MDB), 2.º secretário. No dia 26 de dezembro do ano passado a bancada de oposição tentou aprovar um projeto de emenda à Lei Orgânica do município acabando com a reeleição para a mesa diretora da Câmara mas só obteve 7 votos dos 8 necessários para aprovação.

Frei Miguelinho

Na cidade de Frei Miguelinho, Dr. Neto (Podemos) irá comandar o legislativo municipal. Na eleição de 15 de novembro ele foi eleito pela oposição, mas migrou para o grupo da prefeita Adriana Assunção (PSB) e com apoio da bancada da situação conseguiu se eleger para dirigir a Casa Saturnino Severino da Silva. A oposição ainda tentou apresentar uma chapa para a disputa mas perdeu o prazo para registro. Dr. Neto ganhou com seis votos. Os outros três vereadores que compõe o legislativo municipal votaram em branco. O novo presidente tem 37 anos e está no segundo mandato. A mesa diretora é composta também por Dió Guedes (Avante) na primeira secretaria e Natália de Zonzome (Avante) na segunda secretaria.

Santa Maria do Cambucá

Dunga Silva (Podemos) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Cambucá por um placar de 5 votos a 4. Ele disputou a presidência contra a chapa da oposição encabeçada pelo vereador Joãozinho do Pau Santo (PSDB). Dunga Silva tem 40 anos e exerce o terceiro mandato. A chapa vencedora é formada ainda por Léo de Gorducha (PSB) como 1.º secretário e Edinho de Nofa (PSB) na 2.ª secretaria.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *