O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 08:24

Lixão de Surubim que funcionava há 30 anos é desativado pela Prefeitura

16/12/2020

Encerramento das atividades foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (16) no local onde funcionava o lixão (Foto: Prefeitura de Surubim/ Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (16), a prefeita de Surubim, Ana Célia, acompanhada de uma técnica de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve no lixão do município para anunciar a paralisação das atividades naquele local, que funcionou por 30 anos.

O fechamento do lixão vinha sendo discutido há anos com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e outros órgãos estaduais, tendo como pano de fundo os problemas ambientais e de saúde que provocava. A tão sonhada desativação, traz alento principalmente aos moradores das comunidades dos Cazés, na zona rural de Surubim e do Tambor, em Vertente do Lério, que viveram dias sufocantes, por causa da fumaça proveniente da queima dos resíduos. O problema era tão sério que a quilômetros de distância era possível avistar a imensa nuvem de fumaça que se formava no local e invadia a casas dos habitantes daquelas localidades.

A medida atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O lixo produzido na cidade agora será destinado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CRT), em Caruaru. A Prefeitura irá pagar R$ 50 por tonelada o que deve gerar para os cofres públicos uma despesa mensal em torno de R$ 150 mil.

“Essa é uma ação que nós conseguimos concretizar com muito panejamento, responsabilidade e decisão política, reduzindo o risco de contaminação do solo e de proliferação de doenças para a nossa população. Tudo isso sem esquecer da questão social; todos os catadores e pessoas que de alguma forma retiravam sua renda do lixão, serão atendidas pela prefeitura através da secretaria de assistência social, e capacitadas para que possam ser reinseridas no mercado de trabalho e receberem novas oportunidades”, comentou a prefeita.

Também estiveram participando do ato de fechamento do lixão o prefeito de Vertente do Lério, Renato Sales, o vice-prefeito eleito, Fábio França e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Surubim, Penélope Andrade.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *