O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 10:54

Conjuntura política: Instituto de Pesquisa perde a credibilidade em Surubim

17/11/2020

* Por Fernando Guerra

Diante de um resultado tão tendencioso, com números completamente distorcidos do resultado final, o Instituto Oráculo decretou o fim da sua credibilidade. Fez uma pesquisa de intenções de voto do eleitorado com vistas à eleição para prefeito de Surubim que deixou muito clara a intenção de favorecer o candidato Flávio Nóbrega. Certamente buscou interferir no pleito em busca dos votos de uma parcela do eleitorado que se deixa influenciar procurando votar em candidaturas vencedoras. Tem gente pra tudo. Ou buscando levar o desânimo aos adversários, desmotivando-os num momento decisivo que é a véspera das eleições. Justamente nos dias que antecedem o pleito muitas coisas acontecem, até vitórias podem se transformar em derrotas inesperadas.

As pesquisas eleitorais têm sido utilizadas como instrumentos para criar motivações de um grupo político por um lado e desestabilizar os adversários pelo outro. É a guerra psicológica que muitas vezes surte efeito. 

No caso do Instituto Oráculo o que se viu foi uma verdadeira fake news com números absolutamente distorcidos.  Nessa pesquisa, Flávio Nóbrega aparecia como o grande vencedor impondo uma diferença de 23% sobre a prefeita Ana Célia em sua tentativa de continuar à frente da prefeitura. Ele nessa pesquisa apresentou 47,51 % das intenções de votos contra apenas 24,06 % para Ana Célia o que seria uma vitória esmagadora para o ex- prefeito. 

O resultado das urnas no dia 15 de novembro, entretanto deu a vitória a Ana Célia por uma estreita margem de votos, cerca de 267 votos, 0,76%, o que se constituiu na eleição mais disputada da história de Surubim.

O Instituto ainda perdeu feio ao atribuir a Túlio Vieira apenas 4,97 % das intenções de votos quando sua votação mais que dobrou, chegando aos 11,03 % o que correspondeu a 3.883 votos. 

As obras realizadas pela prefeita Ana Célia nos últimos meses em Lagoa da Vaca, no asfaltamento das principais ruas da cidade, na arrumação das praças e principalmente no destino que deu à Policlínica Estefânia Farias garantiu-lhe uma vitória que seria impossível caso as eleições tivessem ocorrido no mês de março deste ano. 

Já a Câmara de Vereadores teve renovação de 30%. Saem da Casa Euclides Mota ao final deste mandato, os vereadores: Micherlan (Republicanos), Bana (Podemos), Marco de Biu Machado (PSDB)  e Fred Lafayette, que não disputou a eleição. Os novatos são: Neto da Saúde (PSB), Beatriz Guerra (PSB), Vaguinho (Republicanos) e Matias da Facção (PSDB).

Clique aqui e confira o resultado detalhado das eleições deste ano em Surubim com a votação de todos os candidatos a prefeito e vereador.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *