O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 06:16

Memória: Renato do Sapato foi o 1.° presidente da Liga Desportiva de Surubim

17/09/2020

Renato do Sapato faleceu na terça-feira, 15/9 menos de um mês após completar 95 anos (Foto: Reprodução/ Facebook)

Renato Spósito de Oliveira, mais conhecido por Renato do Sapato,  que morreu na última terça-feira (15), aos 95 anos, foi o primeiro presidente da Liga Desportiva de Surubim (LDS), fundada em dezembro de 1979. O atual presidente da entidade, Valdemiro Severino Jerônimo, o Sargento Vavá, relembrou o início da trajetória da LDS. “A instituição foi criada para que o Sport Club Surubim, disputasse a Copa Arizona, porque para competir, cada cidade tinha que ter sua Liga. Renato foi o primeiro a assumir, depois veio o advogado Dr. Amaro e em seguida eu, que estou no cargo há 37 anos”, explicou o dirigente.

O professor e ex-atleta Raimundo Jorge, também comentou o início das atividades da Liga, sob o comando de “Seu Renato”. “O primeiro campeonato oficial pela Liga Desportiva de Surubim aconteceu em 1980, quando o Sport Club Surubim foi campeão invicto até 1984, que acabou culminando com a nossa conquista da Copa do Interior de Seleções. Antes, os jogos eram marcados pelos próprios desportistas e a partir de 1980 passaram a ser pela Liga”.

Renato havia aniversariado no dia 20 do mês passado e faleceu no Hospital Pelópidas Silveira, em Recife. Ele se submeteu a uma angioplastia, mas no período pós-operatório acabou broncoaspirando a alimentação da sonda o que lhe causou uma infecção pulmonar.

O velório ocorreu na residência em que ele morava na Rua João Batista, no Centro de Surubim e o sepultamento no Cemitério São José, na tarde desta quarta-feira (16). Renato era filho do ourives Firmino e da dona de casa Bernadete. Dois de seus irmãos seguiram vida religiosa: Maria Izabel, que era freira franciscana e João Spósito, irmão Marista. Viúvo, Renato, deixa dois filhos, além de netos e quatro bisnetos.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *