O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 12:47

Junho foi o mês com maior volume de chuvas da história de Surubim

01/07/2020

Bairro Bela Vista foi um dos mais afetados pelas chuvas intensas que caíram este ano (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Conforme dados pluviométricos do Nordeste, o mês de junho deste ano de 2020 bateu o recorde em pluviosidade em Surubim com os 298,7 mm de chuvas caídas no município. O período refere-se de 1911 até 2020.

Essas informações fazem parte de estudos inseridos no livro Um Breve Histórico das Secas de Surubim de autoria de Fernando F. Guerra que brevemente será publicado. Nele encontram-se todas as tabelas pluviométricas desse período, anotadas mensalmente, a partir de relatórios da SUDENE, INMET, EMATER-PE/IPA e EMBRAPA.

Essa marca histórica pertencia ao mês de março de 1960 quando as chuvas em Surubim chegaram aos 297 mm.

O acumulado deste ano até o final de junho chegou aos 670 mm volume maior que as chuvas caídas nos anos de 2012 a 2019.

Já na sexta feira, 19 de junho, um temporal caiu em Surubim e na região com chuvas que totalizaram num único dia 174,6 mm causando os maiores transtornos para a população dos bairros mais próximos dos riachos que circundam a cidade. Inclusive destruindo a Praça do Bairro Bela Vista e tornando intransitáveis boa parte das estradas vicinais do município.

Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, esse foi o maior acumulado histórico, pois o maior registro anterior indicava o dia 14 de junho de 1966 com índices pluviométricos na ordem de 146,6 mm. O temporal que se iniciou em torno do meio dia atingiu sua intensidade maior a partir das 14h30 e manteve-se até às 17h30 com chuvas mais fracas durante à noite.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *