O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 09:31

Acervo de Capiba será digitalizado

10/02/2020

Digitalização do acervo de Capiba foi aprovada pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. (Foto: Divulgação/ Reprodução)

O projeto “Capiba – Preservação e Difusão” que registrará o inventário do acervo do compositor surubinense Capiba contemplará igualmente a digitalização de suas partituras que serão disponibilizadas ao público, teve sua aprovação confirmada pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Conforme diz Lucas Guerra, coordenador do projeto, trata-se da primeira compilação das obras de Capiba cuja produção musical é das mais profícuas e variadas. Constam nela, não apenas frevos como massivamente é difundido, mas valsas, maracatus, sambas, guarânias, modas, canções, fox-trots, baiões, batuques, cirandas, dobrados, toadas, choros, assim como composições eruditas.

Tendo praticamente um ano para ser elaborado e concluído, esse projeto, além do seu coordenador, conta na produção com a empresa “Página 21 Comunicação” e Luanda de Almeida Andrade como técnica em conservação e restauro. “O acervo de Capiba como um todo é muito valioso do ponto de vista cultural, mas, vamos começar com a restauração de 300 partituras”, diz Amaro Filho, da Página 21.

Constando não apenas do inventário, medida fundamental para organização de um museu, após concluído o projeto permitirá o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca e possibilidade de download integral de cada obra musical. Igualmente será realizada a publicação dos itens que compõem o acervo com campanha para restauro fonográfico e audiovisual, garantindo plena condição de conservação e difusão da obra do genial compositor.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *