O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 07:07

Eleições 2020: Túlio Vieira confirma pré-candidatura; Flávio Nóbrega é incógnita

30/01/2020

Túlio Vieira apresenta ficha de filiação ao novo partido, ladeado pelos deputados Ricardo Teobaldo (à esq.) e Gustavo Gouveia (à dir.) (Foto: Divulgação/ Reprodução)

O ex-prefeito Túlio Vieira confirmou na noite desta quarta-feira (29), a sua pré-candidatura à Prefeitura de Surubim. O anúncio foi feito em uma churrascaria da cidade, durante o ato de filiação dele ao partido Podemos, comandado no Estado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, que prestigiou o evento ao lado do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM). Também participaram, a vereadora Bana (PTB) e o vereador Dr. Vavá (PDT). Túlio afirmou que recebeu ligações da vereadora Ivete do Sindicato (PT) e do vereador Micherlan (PDT), justificando a ausência. A outra vereadora que integra a bancada oposicionista Anabel Negromonte (PDT), não compareceu.

Além da filiação, o encontro político serviu para acabar com os rumores de que Túlio havia desistido da disputa, diante de uma possível candidatura do também ex-prefeito Flávio Nóbrega (PSB). Flávio aliás, é uma incógnita. É notório o afastamento dele e do filho, o vice-prefeito Guilherme Nóbrega (PSB), da prefeita Ana Célia (PSB). Há meses os dois não aparecem em eventos da Prefeitura, o que gerou os comentários de que já teria ocorrido um rompimento. Por outro lado, todas as pessoas indicadas por Flávio continuam na gestão, algumas em funções estratégicas.

Recentemente, blogs de política da capital, deram como certa a ida de Flávio para o MDB. A negociação estaria sendo conduzida pelo senador Fernando Bezerra Coelho. Só que aqui reside um detalhe. Bezerra Coelho faz oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), porém, outra ala do partido, controlada pelo deputado federal Jarbas Vasconcelos e o presidente estadual Raul Henry, continua de braços dados com o governo. Se o MDB seguir ao lado de Paulo Câmara, o PSB vai permitir que Flávio Nóbrega seja candidato para tentar retirar Ana Célia do poder? É um risco que Flávio corre entrando no MDB. Para ter a garantia da candidatura, seria mais seguro procurar outra sigla.

Mesmo com as especulações de que será candidato, Nóbrega oficialmente não se manifestou ainda. Não diz publicamente nem que sim, nem que não. Caso esteja com o projeto de voltar à Prefeitura, certamente vai esperar o momento adequado para sair do PSB e ingressar em outro partido. Como dizia Marco Maciel, “quem tem tempo, não tem pressa”. Ele pode fazer a troca de sigla até 4 de abril, seis meses antes da eleição. Talvez repita o mesmo roteiro que adotou quando abandonou Túlio para se unir à Ana Célia na última eleição municipal, mudando de partido e ordenando a seus liderados que entregassem os cargos aos poucos.

Com a filiação de Túlio ao Podemos, temos três pré-candidatos confirmados nesse início de 2020. Ele, o ex-deputado Dr. Valdi e a prefeita Ana Célia, que em diversas ocasiões disse que é candidata a reeleição. Caso a entrada de Flávio no jogo se concretize, muda todo o quadro eleitoral.

Flávio sendo candidato, Túlio mantém a candidatura? Os dois concorrendo, dividindo a oposição, ajudam Ana Célia a se reeleger? Se Flávio não disputar e romper com Ana Célia, apoiaria Túlio? ficaria neutro? ou seguiria com outro candidato?

São questões que não podem ser respondidas agora. Por ora, é impossível afirmar que a oposição segue unida com Túlio para repetir o embate de 2016. Ainda é muito cedo.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *