O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 7 de Julho de 2020 05:12

Morre no Recife, aos 93 anos, Dr. Nilton da Mota Silveira

25/12/2019

Entre os muitos cargos públicos que exerceu, Nilton da Mota Silveira foi vereador de Surubim por três mandatos (Foto: Carlos Galhardo/ Divulgação)

Faleceu nesta quarta-feira (25), em Recife, aos 93 anos, o procurador, dentista e ex-vereador de Surubim por três mandatos, Nilton da Mota Silveira. Segundo familiares, a causa da morte foi insuficiência respiratória. Dr. Nilton, como era mais conhecido, já vinha enfrentando problemas de saúde e recebendo tratamento em casa. No começo da tarde ele passou mal, foi levado para o Hospital Santa Joana onde deu entrada às 13h. O falecimento ocorreu por volta das 16h.

Na vida pública, como vereador, presidiu a Câmara Municipal no biênio 1967/1968. Após deixar a Casa Euclides Mota, foi presidente do Ipsep (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Pernambuco) viabilizando a implantação de uma agência do órgão em Surubim e de um conjunto habitacional conhecido como “Vila do Ipsep”. Foi ainda secretário adjunto de Indústria e Comércio do Estado e secretário de Administração da Prefeitura do Recife, na gestão de Antônio Farias (1975/1979). Também assumiu a Secretaria de Administração de Surubim, no segundo mandato do prefeito José Arruda, no começo dos anos 2000.

Dr. Nilton era um dos grandes pecuaristas da região, com propriedades em Surubim e Frei Miguelinho. Em 2015, foi homenageado pela Sociedade dos Criadores de Animais de Surubim (SCS), na 40.ª Exposição de Animais.

Casado com Neli Cabral, é pai de cinco filhos: Suzana, Tarciana, Roberta, Nilton Mota Filho (ex-deputado estadual e presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A – Perpart) e do cardiologista Carlos Antônio da Mota Silveira. A prefeita do município, Ana Célia Cabral de Farias (PSB), sobrinha da viúva, decretou luto oficial de três dias e emitiu uma nota de pesar.

O velório será realizado na Câmara de Vereadores de Surubim. A chegada do féretro está prevista para o final da noite desta quarta-feira (25). O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (26), às 10h30, no Cemitério São José.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *