O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 15 de Dezembro de 2019 12:50

Cantoras interpretam clássicos de Capiba em Surubim

25/11/2019

Projeto “Repertório Capiba” do Sesc será realizado sexta-feira, 29 de novembro, às 20h, no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias. A entrada é gratuita (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Da Assessoria

Criador de grandes clássicos da Música Popular Brasileira, Capiba, músico pernambucano nascido em Surubim, será mais uma vez homenageado pelo Sesc Ler da cidade, na sexta-feira (29/11), com o projeto Repertório Capiba. Nesta edição, o tema é “Elas Cantam Capiba”, em que cinco cantoras locais vão interpretar canções do compositor em uma apresentação gratuita, às 20h, no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias.

A programação contará com as vozes de cantoras de Surubim que serão acompanhadas por Biuzinho, no violão de 7 cordas; Tontonho, no baixolão; Pedro Igor, no violão; e Tales Almeida, na percussão. “Será uma apresentação intimista em que as intérpretes darão uma nova roupagem a algumas das obras do Mestre Capiba”, afirma Igor Batista, instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Surubim.

Lourenço da Fonseca Barbosa nasceu em Surubim, em 28 de outubro de 1904. Escreveu mais de duzentas canções, sendo mais de cem frevos. Criou sambas, maracatus, valsas e músicas eruditas. “Maria Bethânia”, composta por ele, tornou-se um dos grandes sucessos de Nelson Gonçalves. Também são de Capiba “Madeira que Cupim não Rói”, “Linda Flor da Madrugada”, “Manda Embora essa Tristeza” e Nem que Chova Canivete”. Morreu em 1997, no Recife.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 21 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *