O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 04:46

Exposição de Animais de Surubim tem início no dia 22 de agosto

08/08/2019

Mostra pecuária acontecerá no Parque Senador Antônio Farias e este ano homenageia o centenário de José Gonçalves Guerra (Foto: Blog Negócios e Informes)

Por Fernando Guerra

Uma mudança inesperada nos rumos de apoios e articulações, envolvendo as Sociedades de Criadores de Surubim e Limoeiro, governo estadual incluindo também o IPA, salvou a realização das exposições de animais dos dois municípios. Limoeiro já havia sinalizado que deixaria de fazer sua mostra de gado este ano por falta de recursos enquanto Surubim seguia o mesmo caminho.

A diretoria da Sociedade dos Criadores de Surubim integrou-se às comemorações do centenário de nascimento de José Gonçalves Guerra dedicando a exposição à sua memória, ele que foi um dos mais tradicionais pecuaristas do município, um dos seus fundadores e participante da diretoria da entidade, por várias gestões.

Com o governo do Estado definindo sua posição ao decidir investir nos dois eventos financeiramente como nos anos anteriores, a realização da 42.ª Exposição de Animais de Surubim entrou na pauta de trabalhos da Sociedade de Criadores local que tem que superar o curto espaço de tempo até o dia 22 próximo de agosto quando deverá inaugurar o evento. Trabalhando conjuntamente, reunindo forças, definiu-se às pressas, manter a tradição dos dois encontros de criadores de gado, mostra de animais de alta genética da pecuária regional. Dessa forma a Exposição de Surubim será nos dias 22 a 25 deste mês e em seguida a de Limoeiro que iniciará no dia 28 de agosto e terminará no dia 1º de setembro.

A cooperação inédita entre as entidades representativas dos criadores de gado de Surubim com a de Limoeiro, a inclusão do IPA e das secretarias de agricultura dos dois municípios e do Estado, representa um grande avanço que, sem dúvidas, trará grandes benefícios aos pecuaristas de nossa região.

O presidente da Sociedade de Criadores de Surubim, Joseildo Gomes Xavier e o secretário de Agricultura do município, Manuel Mariano, acreditam que é possível promover uma mostra pecuária de qualidade. Pelo menos no que diz respeito ao número de animais e a participação de raças diferentes, a meta já foi atendida. Entre os bovinos contam-se inicialmente a presença de animais das raças holandesa, girolando, sindi, guzerá de corte e leiteiro, nelore, jersey e gir.

Seja como for já se pode contabilizar como uma grande vitória a retomada das exposições de animais surubinenses haja vista que nos últimos dois anos elas não se realizaram. Muito embora a pecuária em Surubim já não represente dentro da economia o mesmo papel importante do passado, suas exposições de animais tem uma tradição de mais de 60 anos e precisam ser resguardadas e preservadas.

Shows

Na quinta-feira (15/8), a Sociedade dos Criadores de Surubim divulgou as atrações musicais do evento. No sábado, dia 24, às 21h, se apresentam o Forró Top Show e Mano Valadares. Já no domingo, 25, às 18h, sobem ao palco os cantores Marcílio Azevedo, vocalista da Banda Aquarius e Davi Firma.

A cantora Valda Sedycias e sua banda Forró Chamego Maior, não vão mais se apresentar no evento como estava previsto para o domingo, dia 25. Nesta quarta-feira (21), a artista comunicou à organização, que não poderá realizar o show devido à problemas de ordem pessoal, por isso o cantor Marcílio Azevedo foi contratado para substituí-la.

Confira a programação clicando aqui.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *