O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 21 de Julho de 2019 05:29

Morre Irmã Maria das Neves, ex-diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo

08/07/2019

Irmã Maria das Neves passou a maior parte de sua vida em Surubim (Foto: Reprodução/ Facebook)

Faleceu nesta segunda-feira (8), aos 81 anos, em Petrópolis (RJ), a Irmã Maria das Neves, ex-diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo , de Surubim. O falecimento, por causas naturais, ocorreu na Casa Mãe da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, onde a religiosa vivia há vários anos.

Irmã Maria das Neves nasceu no dia 04/09/1937, em Vitória de Santo Antão (PE), filha do casal João Francisco de Vasconcelos e Maria das Neves Melo. A família era formada por quatro filhos, sendo Irmã das Neves a caçula. Foi batizada como Carlúcia Maria Melo Vasconcelos.

Estudou no Colégio Nossa Senhora do Amparo onde descobriu sua vocação religiosa. De lá seguiu para Petrópolis (RJ) e em 1962 pronunciou os seus primeiros votos com o nome de Irmã Maria das Neves. Em 1968, veio trabalhar no mesmo educandário em Surubim, lecionando por muitos anos na área de Humanas. Foi secretária, superiora e diretora durante quase 15 anos, de 1979 a 1993. Na sua gestão, o colégio passou por uma grande reforma e foi construído o novo prédio do antigo Jardim da Infância, hoje Educação Infantil, por isso era chamada carinhosamente na comunidade escolar de “engenheira”.

Irmã Maria das Neves voltou a morar em Surubim em 2012, após uma temporada em Maceió (AL). Em postagem nas redes sociais, a direção do Colégio Nossa Senhora do Amparo afirma que Irmã Maria das Neves “amava Surubim e a tinha como sua terra natal, na qual trabalhou a maior parte de sua vida.”

No comunicado do falecimento, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, destaca que a vida da religiosa “foi marcada pelo amor à obra do Amparo, à causa da educação siqueirana a quem serviu por toda sua vida”.

O texto diz ainda que Irmã Maria das Neves, “foi uma religiosa de muita fibra, determinada, de uma dedicação e zelo incansáveis. Como humilde seguidora de Jesus Cristo e de São Francisco, foi acolhendo a vida, as limitações, a doença, os sofrimentos e demonstrou até o fim, a fé e a fidelidade aos seus compromissos religiosos”.

O corpo da Irmã Maria das Neves está sendo velado na Capela Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis (RJ). Nesta terça-feira (9), às 8h, haverá uma missa de corpo presente e em seguida o sepultamento.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *