O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 07:45

Memória: “Seu Muriçoca” vai fazer falta no São João

22/06/2019

Seu Muriçoca, mais de 40 anos dedicados à cultura popular. ( Foto: Reprodução/ Divulgação)

Há exatamente uma semana, às 5h30 do dia 16 de junho, faleceu no Hospital São Luiz, em decorrência de uma infecção pulmonar, o músico Raimundo Alexandre da Silva, de 89 anos, conhecido por Seu Muriçoca, fundador do Trio Muriçoca. O grupo, criado em 1977, em parceria com Seu Jordão Sanfoneiro, tinha uma peculiaridade, era formado por quatro integrantes. Foram 42 anos animando as festas juninas da região, com os seus componentes sempre vestidos com elementos que caracterizam o homem nordestino: camisa xadrez, chapéu e sandálias de couro.

Em reconhecimento às quatro décadas de trajetória, em 2017, a Prefeitura de Surubim homenageou o trio nos festejos juninos do município. A homenagem foi lembrada pela prefeita Ana Célia ao comentar o falecimento de Seu Muriçoca nas redes sociais: “Hoje recebemos a triste notícia que Seu Muriçoca, homenageado no São João da Gente 2017, cumpriu sua missão aqui na terra. Ele contribuiu muito para nossa cultura popular surubinense, através do Trio Muriçoca, que Deus conforte os familiares, parentes e amigos”, afirmou.

Prefeita Ana Célia homenageou o Trio Muriçoca no São João de 2017. (Foto: Alian Oliveira/ Divulgação)

Além de músico, Seu Muriçoca foi comerciante e cambista, nas décadas de 1980 e 1990. Ele possuía uma barraca por traz do Mercado Público, em frente à Cooperativa, na Rua Antônio Farias, no Centro da cidade. O corpo dele foi velado na sua residência na Rua Major Prisciliano da Mota Silveira, N.º 69, no Bairro São José. O sepultamento aconteceu no final da tarde no Cemitério São José.

Seu Muriçoca era o retrato do homem simples, defensor das mais autênticas tradições culturais. Nessa época em que o sertanejo, o funk, e a música eletrônica dos DJ’s estão descaracterizando o São João, pessoas como ele, fazem muita falta.

* Texto alterado às 11h51 do dia 24/6 para correção do local do falecimento

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *