O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 12:47

Maior pé de moleque do mundo, tradição em Caruaru, será servido em Santa Maria do Cambucá

27/06/2019

Pé de moleque que será servido em Santa Maria do Cambucá terá uma extensão de 3 metros (Foto: Reprodução/ Blog do Edvaldo Magalhães)

O tradicional maior pé de moleque do mundo, que faz parte da programação junina de Caruaru, será servido pela primeira vez em Santa Maria do Cambucá, nesta sexta-feira (28). O evento acontecerá na cidade vizinha porque a organizadora da iguaria, Maria Eugênia da Silva, de 73 anos, mais conhecida como Dona Maria do Bolo, é natural de Santa Maria do Cambucá e decidiu este ano homenagear sua terra natal. Ela reside em Caruaru, desde a década de 1960, quando saiu ainda adolescente, do Sítio Baixio, onde nasceu, para trabalhar como doméstica na “Capital do Forró”. Hoje é “Cidadã Caruaruense”, título outorgado pela Câmara de Vereadores daquele município.

O pé de moleque foi idealizado pela filha caçula de Dona Maria, Ana Katarina. A festa teve início em 1998. Na época, o bolo mediu 3 metros e pesou aproximadamente 500 kg. Na edição deste ano, realizada em 14 de junho, a comida gigante chegou a 22 metros de extensão. Em Santa Maria do Cambucá, o pé de moleque será preparado com a mesma fôrma que foi cozinhado pela primeira vez.

Dona Maria do Bolo conversa com o radialista e blogueiro Edvaldo Magalhães (Foto: Reprodução/ Blog do Edvaldo Magalhães)

“Era um sonho antigo da minha mãe levar o pé de moleque para a terra dela”, afirma Marcelo Silva, filho de Dona Maria e um dos organizadores do evento em Caruaru e desta vez em Santa Maria do Cambucá.

O corte e degustação do bolo acontecerá a partir das 19h no Pátio de Eventos Severino Malaquias de Melo. Na ocasião, haverá a apresentação de forró pé-de-serra com Forró Mandú. Em seguida, se apresentam o cantor Alysson Levado e as bandas Forró na Fama e Gigantes do Brasil.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *