O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 10:44

Aula pública no Centro de Surubim debate Escola Sem Partido

12/02/2019

Nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, na Praça Dídimo Carneiro, no Centro de Surubim, será realizada uma aula pública de cidadania sobre o projeto “Escola Sem Partido”. O evento contará com a palestra da professora Luciana Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O “Escola Sem Partido” surgiu em 2004 e tem como proposta afixar na parede das salas de aula de todas as escolas do país um cartaz, onde estarão escritos os deveres do professor, que seriam segundo o projeto não se aproveitar da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias.

Não favorecer, prejudicar e constranger os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas, ou da falta delas.  Não fazer propaganda político-partidária em sala de aula nem incitar seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas. E ao tratar de questões políticas, sócio-culturais e econômicas, apresentar aos alunos, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito.

Ainda segundo o “Escola Sem Partido”, o professor deve respeitar o direito dos pais para que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. Para os fundadores do movimento, a presença do cartaz em sala de aula tem o objetivo de informar os estudantes sobre o direito que eles têm de “não serem doutrinados”.

“A professora Luciana Cavalcanti estará vindo exclusivamente a Surubim para contribuir na reflexão acerca dessa questão que é tão problemática. A gente precisa estar municiado e pra isso temos que conhecer em profundidade do que se trata”, afirma o professor Edier Sabino, organizador do evento.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *