O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Abril de 2024 04:17

Retrospectiva: os principais fatos que foram destaque no Correio do Agreste em 2018

31/12/2018

Neste final de 2018, o  Correio do Agreste publica uma retrospectiva dos principais fatos que foram divulgados tanto no site do jornal como na edição impressa. A pesquisa foi realizada pelo editor Fernando Guerra. Confira:

6 de janeiro

Família celebra 130 anos de nascimento de Antônio Justino, um dos primeiros empreendedores de Surubim. Em 1925 implantou o inédito motor de luz na Vila e o primeiro cinema mudo.

16 de março

Foi lançada na Câmara de Vereadores a campanha para a construção do Memorial Capiba.

3 de abril

O ex-prefeito Humberto Barbosa morreu em sua residência aos 83 anos de idade. Foi prefeito do município de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. Suas gestões foram marcadas por obras que tiveram grande impacto na cidade como a cobertura da feira de frutas com um telhado de aproximadamente 2500 m² e as primeiras ruas asfaltadas da cidade.

5 de abril

Morreu aos 96 anos o ex-vereador de Surubim Estácio Leal. Ele exerceu seu mandato entre os anos de 1970 a 1981. Na juventude serviu ao Exército brasileiro embarcando para a Itália em 1945 com o intuito de integrar as frentes de combate na 2ª Guerra Mundial. Entretanto antes de chegar ao destino o conflito acabou.

13 de abril

Intensas chuvas caídas na cidade em torno de 74 mm causaram transtornos alagando diversas ruas. As águas caídas na cidade não seguem para a barragem de Jucazinho, pois seguem para o Cai-aí que por sua vez desemboca no Capibaribe abaixo da represa.

16 de abril

O Governador Paulo Câmara inaugurou o 8.º Grupamento de Bombeiros Militar de Pernambuco sediado em Surubim, a unidade já vinha funcionando desde meados do ano anterior mas somente agora foi entregue oficialmente à população.

 3 de maio

Foi implantado na comunidade do Tabu, o primeiro jardim clonal direcionado à retomada da cajucultura em Surubim a partir de um convênio firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores e a Prefeitura Municipal.

17 de maio

A educadora e escritora Maria José Brito, conhecida como “Galega”, lançou no auditório Naércio Pessoa o livro “O Despertar na Arte de educar”.

19 de maio

Morre o atleta de queda de braço o policial civil Carlos Alberto Paiva. Foi campeão da modalidade esportiva em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba, além de ter sido vice-campeão mundial na Lituânia.

 22 de maio

Morre no Rio de Janeiro o cardiologista Álvaro Guerra ele naquela cidade foi um dos pioneiros na implantação de UTI Móvel para cardíacos. Nesse período atendeu personalidades do mundo artístico como Maitê Proença e Glauber Rocha e também políticos. Durante cinco anos foi o cardiologista de Luiz Carlos Prestes, o legendário Cavaleiro da Esperança.

31 de maio

O escritor José Nivaldo Júnior, membro da Academia Pernambucana de Letras fez um concorrido lançamento de seu livro “Tudo pelos ares” no Restaurante Capitu.

2 de junho

A barragem de Jucazinho neste mês voltou a abastecer Surubim. O manancial que estava em colapso desde setembro de 2016 acumulou com as chuvas caídas do começo do ano até o momento, 6% de sua capacidade o que equivale a 397 mil m³.

18 de junho

O médico Dr. Hugo Martins lança no Núcleo Espírita Casa do Caminho em Umari o livro “Sexo e Tramas da Obsessão”.

10 de junho

Monsenhor Limacedo é ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife em cerimônia realizada em Praça Pública em Nazaré da Mata. O novo Bispo é colaborador do Correio do Agreste há muitos anos.

14 de junho

Aos 69 anos morreu em sua residência o dentista Hélio Guerra, desportista, político, personagem muito popular em Surubim.

21 de junho

Pela primeira vez  dom Limacêdo celebra missa como Bispo em Surubim na Igreja Matriz de São Sebastião.

23 de junho

Faleceu nesta data em Petrópolis a Ir. Inês Guerra. Ela foi professora de português, artes e canto, tendo exercido a função de diretora do Colégio do Amparo. Nota distribuída pela Congregação diz que ela “Exerceu um grande apostolado missionário através da educação de crianças e jovens.”

10 de julho

Madrugada de terror em Surubim: bandidos fortemente armados invadiram a cidade, atearam fogo em camioneta em frente ao quartel da PM impedindo qualquer ação policial que ficou intimidada pelos bandidos. Enquanto isso explodiram quatro agência bancárias e saquearam seus cofres, fugindo em seguida sem sofrerem a menor investida por parte do policiamento.

1º de agosto

Morre em Recife o Dr. José de Abreu Santos aos 88 anos. Ele residia em Surubim onde foi juiz de direito entre os anos de 1967 e 1973.

21 de outubro

O supermercado Nordestão Atacarejo foi consumido pelas chamas na madrugada do domingo

7 de outubro

Eleições do Primeiro Turno:

Resultados em Surubim

Presidente

Haddad –       15.844 votos – 49, 74%

Bolsonaro-       9.250 votos – 29,04%

Ciro Gomes –   5.314 votos- 16,68%

Governador

Paulo Câmara –          13.177 votos – 51,87%

Armando Monteiro – 11. 270 votos -25,87 %

Deputados Estaduais mais votados

Lucas Ramos –        5.5167 votos

Dr. Valdi-                  3.904 votos

Juliana Chaparral – 3.479 votos

Deputados Federais mais votados

Danilo Cabral –         9.853 votos

Rivcardo Teobaldo – 2.381 votos

Carlos Veras –           2.125 votos

O surubinense Danilo Cabral do PSB foi reeleito com 91.635 votos e é o único representante de Surubim na Câmara Federal.

19 de outubro

Lançamento do livro “Escola Severino Farias – Nossa Escola Nossa História” com textos de diversos autores resgata a História do Colégio Severino Farias

16/21 de outubro

Academia Pégasus conquista 14 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em Minas Gerais.

28 de outubro

Eleições do Segundo Turno:

Resultado – Para Presidente em Surubim

Haddad –     22.848 votos – 67,13 %

Bolsonaro –  11. 188 votos – 32, 87 %

25 de novembro

Tentativa de assalto deixa a cidade apreensiva. Três criminosos foram mortos enquanto o casal assaltado, Eroneide Arruda e Edisonaldo Alves ficam feridos. Edisonaldo até o momento ainda não teve alta hospitalar.

 14 de novembro

Ir. Eduardo D’Amorim, ganhador do Prêmio Jabuti, o mais importante do país, lança três livros em Piancó Recepções, inclusive o contemplado pela premiação nacional destinada aos livros didáticos e para didáticos.

25 de outubro

O biólogo surubinense Gilmar Beserra lança um livro sobre pedestrianismo na Livraria Praça de Casa Forte em Recife.

17/ 18 de novembro

A Academia surubinense Pégasus sagra-se campeã pernambucana de Karatê em Recife.

3 de dezembro

Morre o poeta José Nilson Oliveira: ele tinha dois livros de poemas publicados, “Por que não agradecer” e “Cicatrizes da Alma”. Foi Professor nos Colégios Marista e Amparo e depois passou no concurso bancário do BNB onde se aposentou. Morreu de problemas determinados por complicações hepáticas.

Ir.Gérson José de Lima foi transferido para o Colégio Marista de Maceió deverá seguir para lá até o dia 15 de janeiro. Segundo o Ir. Eduardo D’Amorim, “quando Ir Gerson retornou ao Pio XII, em 2011 o colégio não ia muito bem das pernas. O clima humano não estava bem e ele foi o responsável pelo desenvolvimento do processo criativo. Gerson colocou em prática a pedagogia da presença incentivada por Marcelino Champagnat e é amigo de todos, dos educandos educadores, funcionários e pais”.

27 de dezembro

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) aprovou por maioria absoluta dos seus membros o tombamento da Usina Surubim. O tombamento refere-se à fachada principal, com todos os seus elementos agregados devidamente estruturados, garantidas a sua estabilização e restauração como marco de memória do conjunto da Usina.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *