O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Abril de 2024 06:51

Projeto Arte da Palavra chega ao Sesc Ler Surubim

17/10/2018

Os poetas Nicolas Behr e Bruna Beber estarão na cidade nesta quinta-feira (18/10) para falar sobre a importância da leitura e seus processos de criação (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Da Assessoria

Nesta quinta-feira (18/10), o Sesc Ler Surubim recebe mais uma edição do Circuito de Autores do projeto Arte da Palavra. Os poetas Nicolas Behr e Bruna Beber conversarão sobre poesia. A agenda terá dois encontros, um na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda Farias – ETE e outro no Centro Cultural Dr. José Nivaldo. Pessoas a partir de 15 anos podem participar da programação, que é gratuita.

O primeiro encontro ocorre às 15h30, na ETE, localizada na Rua Antônio Heráclito do Rego, s/n, no Centro; e o segundo às 19h, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, que fica na Rua Cônego Benígno Líra, 197, no bairro São José. Com a temática “Como poetizar na contemporaneidade?”, os poetas Nicolas Behr e Bruna Beber terão um bate-papo com a mediação da professora Silvana Sabino, da Escola Técnica Estadual Antônio Farias. “Além da mediação, ela fará trabalhos de pesquisa com os alunos sobre as poesias dos autores”, explica o professor de Artes do Sesc Ler Surubim, Igor Alexandre.

Nicolas Behr foi um dos expoentes da “Poesia Marginal”, expressão criada para definir a poesia da geração mimeógrafo nos anos setenta. Publicou mais de 30 livros, entre eles, “Iogurte com farina” (1977), “Porque construí Braxilia” (1993), “Laranja Seleta” (2007) e “A teus piolhos” (2014). Já Bruna Beber é poetisa e tradutora. Seus poemas já foram publicados em antologias no Brasil e no exterior. É autora dos livros: “A fila sem fim dos demônios descontentes” (2006), “rapapés e apupos” (2007), “Rua da Padaria” (2013) e “Ladainha” (2017).

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações, a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Arte da Palavra

Data: 18 de outubro

15h30 – ETE – Rua Antônio Heráclito do Rego, s/n – Centro

19h – Centro Cultural Dr. José Nivaldo – Rua Cônego Benígno Líra, 19 – bairro São José

Entrada: Gratuita

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *