O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Outubro de 2018 04:35

Monsenhor Limacêdo será ordenado bispo neste domingo (10); o religioso é colaborador do Correio do Agreste

09/06/2018

Mesmo com as atribuições de sua nova missão, o religioso continuará escrevendo para o jornal Correio do Agreste (Foto: CNBB/ Divulgação)

A ordenação episcopal do Monsenhor Limacêdo Antônio da Silva, que foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Titular de “Salde” e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife será realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Nazaré da Mata, sua terra natal, com início marcado para às 16h, deste domingo, 10 de junho.

A cerimônia terá como bispo ordenante, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Nazaré e bispos co-ordenantes, dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife e dom Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaré.

Colaborador do Correio do Agreste desde o ano de 2010, o monsenhor Limacêdo, em contato com nossa reportagem, afirmou que a sua participação neste periódico mantém-se sem alteração. Ele, à parte as inumeráveis atribuições de sua nova missão, continuará acompanhando a trajetória deste periódico e escrevendo textos com suas reflexões sobre passagens bíblicas.

Novo bispo estudou em Surubim e foi pároco de cidades vizinhas

A ligação do novo bispo com a nossa região é forte, desde a época em que era seminarista e morou em Surubim, no Seminário Menor Nossa Senhora de Lurdes. Neste mesmo período,  estudou no Colégio Marista Pio XII e teve como colega de classe o sindicalista Israel Crispim. Depois que foi ordenado padre, atuou em cidades próximas, como Limoeiro, Frei Miguelinho, Vertentes e Machados. Mesmo sem nunca ter exercido o sacerdócio em Surubim, possui muitos amigos na cidade, onde esporadicamente participa de eventos. Como defensor de causas populares, esteve inúmeras vezes presente nos atos em memória do assassinato do advogado Evandro Cavalcanti, morto por defender agricultores na luta pela reforma agrária.

Nascido no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, o padre Limacêdo estudou Filosofia no Instituto Filosófico “Estrela Missionária” em Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento, em Olinda. Entre 2002 e 2007 obteve a licenciatura e doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 12 de janeiro de 1986, para o clero da Diocese de Nazaré. Iniciou seu trabalho como Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro, depois foi Pároco de São José em Frei Miguelinho; Pároco de São José em Vertentes; Pároco de “São Sebastião” em Machados; Pároco de “Divino Espírito Santo” em Paudalho, pároco de Nossa Senhora do Rosário em Goiana.

Quando foi nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, em 4 de abril deste ano, exercia os cargos de Coordenador Diocesano de pastoral e pároco de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *