O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 01:00

Novo bispo auxiliar de Olinda e Recife é colaborador do Correio do Agreste

06/04/2018

Padre Limacêdo é colaborador do Correio do Agreste há 8 anos (Foto: Reprodução/ Internet)

O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, o padre Limacêdo Antônio da Silva, é colaborador do Correio do Agreste há 8 anos. Os primeiros textos do sacerdote foram publicados na seção de Religião do jornal, na edição N.º 199, de março de 2010. Desde então, ele tem participado, quase que mensalmente da edição impressa do periódico, com reflexões sobre trechos da Bíblia.

A ligação do novo bispo com a nossa região é forte, desde a época em que era seminarista e morou em Surubim, no Seminário Menor Nossa Senhora de Lurdes. Neste mesmo período,  estudou no Colégio Marista Pio XII e teve como colega de classe o sindicalista Israel Crispim. Depois que foi ordenado padre, atuou em cidades próximas, como Limoeiro, Frei Miguelinho, Vertentes e Machados. Mesmo sem nunca ter exercido o sacerdócio em Surubim, possui muitos amigos na cidade, onde esporadicamente participa de eventos. Como defensor de causas populares, esteve inúmeras vezes presente nos atos em memória do assassinato do advogado Evandro Cavalcanti, morto por defender agricultores na luta pela reforma agrária.

Nascido no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, o padre Limacêdo estudou Filosofia no Instituto Filosófico “Estrela Missionária” em Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento, em Olinda. Entre 2002 e 2007 obteve a licenciatura e doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 12 de janeiro de 1986, para o clero da Diocese de Nazaré. Iniciou seu trabalho como Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro, depois foi Pároco de São José em Frei Miguelinho; Pároco de São José em Vertentes; Pároco de “São Sebastião” em Machados; Pároco de “Divino Espírito Santo” em Paudalho, pároco de Nossa Senhora do Rosário em Goiana. Atualmente, exerce os cargos de Coordenador Diocesano de pastoral e pároco de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

A nomeação como bispo auxiliar de Olinda e Recife, realizada pelo Papa Francisco, aconteceu na manhã da quarta-feira (4). A cerimônia para a ordenação episcopal de Dom Limacêdo será no próximo dia 10 de junho, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata. A posse ainda não tem definida, mas deve ocorrer até o final do mesmo mês.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *