O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 12:21

Barragem de Pedra Fina em Bom Jardim começa a verter

26/04/2018

Reservatório estava em colapso desde abril do ano passado e atingiu a capacidade máxima nesta quinta-feira (26). (Foto: Reprodução/ Bom Jardim Notícias)

A Barragem de Pedra Fina, na zona rural de Bom Jardim, atingiu seu volume máximo nesta quinta-feira (26) e está vertendo. A lâmina de água que se formou no sangradouro do reservatório é de pouca espessura, mas representa o fim de um período de dificuldades para a população da região. As chuvas acima da média, fizeram com que o manancial se recuperasse rapidamente. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apenas em abril, segundo mês da quadra chuvosa, o nível de chuva em Bom Jardim foi de 185,6 mm, 8% acima do esperado, que era de 171,5 mm. Em março, a precipitação foi 76% maior do que o normal. Enquanto a média era de 95 mm, o acumulado registrado foi de 125,2 mm.

Há exatamente um ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), declarou o colapso de Pedra Fina, que havia atingido a marca de 2%, sendo impossível continuar com o abastecimento das cidades de Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Surubim e parte de Limoeiro, afetando 140 mil pessoas.

Pedra Fina tem capacidade para armazenar 6,5 milhões de m³ de água. Atualmente, está integrada ao açude Sirigi, em Vicência, que vem abastecendo cerca de 10 cidades do Agreste Setentrional desde o colapso da Barragem de Jucazinho, em setembro de 2016.Um vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra o vertedouro do manancial. Confira:

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *