O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 05:27

Irmão Marista Eduardo D’Amorim ganha o maior prêmio literário do país

06/12/2017

Dário Bortolini, vice-presidente da editora FTD (à dir.) e o irmão Eduardo D’Amorim (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Por Fernando Guerra

O irmão Eduardo D’Amorim que durante oito anos desenvolveu um excelente trabalho no Colégio Marista Pio XII em Surubim, recebeu no último dia 30 de novembro, no Teatro Oscar Niemeyer, em São Paulo, o mais importante reconhecimento literário nacional. Seu livro África e Brasil, História e Cultura, publicado pela FTD, ganhou o Prêmio Jabuti 2017 na categoria Didático e Paradidático. A obra discorre sobre a riqueza sócio-política e cultural da África e suas influências na formação da identidade brasileira.

A jornalista Marília Gabriela, mestre de cerimônias do evento, com o escritores Daniel Munduruku ( ao centro) e Eduardo D’Amorim (Foto: Reprodução/ Divulgação)

As ilustrações são de autoria do artista pernambucano Abelardo da Hora e, em seu prefácio D’Amorim dedica esse trabalho à memória da “nega Conceição” de quem recebeu em sua infância cuidados maternais. Ela revelava em suas histórias de trancoso os segredos da África, dentro de um imaginário fabuloso e inesquecível. Conclui dizendo que Conceição continua viva dentro dele “inteira, verdadeira e apaixonante”.

No próximo dia 8 de dezembro, o Ir. Eduardo D’Amorim lançará em Apipucos, Recife, durante as comemorações de seus 80 anos, mais outro livro: “O Aborto de Solana ou a História Fantástica de um Brincante da Vida” pela Editora CEPE. O prefácio é de Zélia Suassuna, a capa de Dantas Suassuna e as ilustrações são de Felipe Amaral.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *