O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 10:30

Imóveis da 1.ª metade do século passado são demolidos em Surubim

04/10/2017

Casa na Avenida São Sebastião foi construída há 89 anos (Foto: Edvaldo Clemente)

Em um mês, Surubim perdeu três de suas casas mais antigas. No dia 3 de setembro foi demolida a residência onde morou Maria José Mimoso, em frente à Igreja de São Sebastião. O imóvel foi construído no mesmo ano da emancipação política do município, portanto, há 89 anos. A data de sua edificação constava em um adorno no frontão da casa com os dizeres: “Vila São Sebastião – 1928”. A moradia já havia sido modificada no seu interior mas a fachada permanecia conservada como originalmente foi erguida. A proprietária morreu há anos e a residência ficou para um dos sobrinhos que após colocá-la para aluguel por vários períodos, decidiu vendê-la este ano.

Demolição da casa onde morou Maria José Mimoso aconteceu no dia 3 de setembro (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Na mesma semana, também foi demolido o imóvel que abrigou o Museu Histórico de Surubim, na Avenida Agamenon Magalhães, na frente do Colégio Nossa Senhora do Amparo.

Imóvel que abrigou o Museu Histórico de Surubim também foi demolido (Foto: Reprodução/ Google Street View)

Neste domingo, 1.º de outubro, foi derrubada, na Rua 7 de Setembro, a casa em que morou o casal Oliveiros de Andrade Vasconcelos e Ignácia Alcântara de Vasconcelos, pais do ex-deputado federal Luiz Gonzaga de Andrade Vasconcelos e do médico, ex-vereador de Surubim, Josafá Vasconcelos. Quem assistiu a demolição, contou que móveis ainda existentes no local foram destruídos junto com a construção.

Residência dos pais do ex-deputado federal Gonzaga Vasconcelos foi demolida neste domingo (1.º) (Foto: Reprodução/ Google Street View)

É importante que os poderes públicos dêem a devida atenção para a preservação dos espaços, símbolos da arquitetura do passado e da história de Surubim.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *