O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 05:08

Há exatos 100 anos, nascia o surubinense Chacrinha

30/09/2017

Chacrinha nasceu e passou parte da infância em Surubim (Foto: Reprodução/ Google Imagens)

Há exatamente 100 anos, no dia 30 de setembro de 1917, em uma casa na esquina das atuais ruas Monsenhor Luiz Ferreira Lima e Estácio Coimbra, nascia José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, considerado o maior comunicador da televisão brasileira. Filho de Aurélia Barbosa e Antônio do Rêgo Medeiros, o Velho Guerreiro como também ficou conhecido, viveu pouco tempo na terra natal, ainda criança foi morar em Caruaru e depois em Campina Grande (PB).

A Surubim voltaria só depois de famoso em 1978, como principal atração da festa de 50 anos de emancipação do município, a convite do então prefeito Antônio Barros. “Fui até o Rio de Janeiro e com o auxílio de outro surubinense que lá residia, Jessé Cabral, nos encontramos com Chacrinha. Fiz o convite e ele veio para o aniversario da cidade sem nenhum custo para a prefeitura, já que ele incluiu o evento no roteiro de uma caravana que faria pelo Nordeste patrocinada pela Itapemirim”, contou o ex-gestor durante um programa especial sobre o centenário do comunicador veiculado neste sábado (30), na Rádio Integração FM.

Na ocasião, Chacrinha ao lado do então prefeito, descerrou uma placa na casa onde nasceu no Centro da cidade. Em seguida, fez um show na Rua Antônio Farias, por trás do Mercado Público para mais de duas mil pessoas. A apresentação contou com as famosas assistentes de palco do comunicador, as “chacretes”.

A outra visita de Chacrinha à terra natal, ocorreu em 1984, na gestão do prefeito José Arruda, na semana pré-carnavalesca daquele ano. ”Chacrinha  veio para um evento comercial da Itapemirim. Preparamos uma recepção pra ele com desfile em carro aberto. Na Praça Dídimo Carneiro, montamos um palanque onde ele fez a abertura do Carnaval. Também entregamos uma placa pela importância dele como personagem nacional. Naquele dia foi servido um almoço no Hotel Municipal, que na época era dirigido por Nilson Mota”, recorda.

A prefeita Ana Célia também participou do programa da emissora e falou sobre as comemorações do centenário do apresentador.”Iniciamos as homenagens no nosso Carnaval fora de época, depois continuamos no desfile cívico de 11 de setembro. Como é o ano do centenário, ainda teremos outras atividades”, explicou.

Questionada sobre quais eventos ainda estariam sendo planejados para lembrar o nascimento de Chacrinha, a prefeita comentou a ideia de se construir uma estátua em homenagem ao filho ilustre da cidade. “Estamos conversando com o deputado Danilo Cabra sobre o projeto”, afirmou.

A gestora disse ainda que já foram iniciadas as tratativas para a participação de Surubim no desfile da Escola de Samba Grande Rio, no Carnaval Carioca em 2018, já que a agremiação escolheu o Velho Guerreiro como enredo. “Através de Walter Borges, estamos mantendo contato com Leleco Barbosa, filho de Chacrinha sobre a participação da cidade no desfile”.

Neste sábado, a Diretoria de Cultura da Prefeitura comemorou o aniversário do comunicador com apresentações do balé municipal e da Banda Salete Niase, na Praça Dídimo Carneiro.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *