O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 07:43

Dez Postos de Saúde da Família são interditados em Orobó

13/02/2017
PSF - OROBÓ

Posto de Saúde de Jundiaí, zona rural de Orobó (Foto: Divulgação)

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) encontrou, ontem (10), irregularidades no atendimento à população e interditou dez unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) em Orobó – no Agreste do Estado. Os motivos divulgados pela entidade foram a ausência de enfermeiros e de supervisão dos técnicos de enfermagem atuando nas unidades.

Segundo a enfermeira e coordenadora adjunta do departamento de fiscalização do Coren-PE, Ivana Andrade, a decisão de paralisar o funcionamento dos PSFs foi tomada após constatação da situação nas unidades. A qual, inclusive, já tinha sido comunicada à Secretaria de Saúde de Orobó, após inspeção realizada no dia 3 de fevereiro de 2017. Sem, no entanto, ter sido tomada nenhuma providência para solucionar os problemas. É o que informa a nota do conselho.

”Como os problemas detectados não foram sanados, tivemos que fazer a interdição para preservar a população e, também, os técnicos de enfermagem. Infelizmente, os pacientes terão que procurar a unidade de saúde mais próxima para terem atendimento de consultas e acompanhamentos”, explicou a enfermeira fiscal Hélia Sibely.

O Coren-PE salienta a informação que, após a fiscalização, verificou-se no Cadastro Nacional de Estabelecimentos (CNES) que todas as unidades de PSF do município de Orobó possuem enfermeiros cadastrados. No entanto, nenhum desses profissionais estão realizando seu trabalho desde o início de janeiro deste ano.

É relevante informar que a fiscalização do Coren-PE verificou em consulta ao Cadastro Nacional de estabelecimentos – CNES que todas as unidades de PSF do município de Orobó possuem enfermeiros cadastrados, porém nenhum desses enfermeiros estão realizando seu trabalho desde o início de janeiro de 2017.

Fonte: Portal FolhaPE

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *