O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 16 de Agosto de 2022 03:42

Professor Francisco Ivan receberá título de cidadão de Vertente do Lério

17/11/2016
14390847_1792630510980434_6166436713208598115_n

Professor receberá título de cidadão de Vertente do Lério (Foto: Reprodução/ Facebook)

A Câmara de Vereadores de Vertente do Lério, aprovou na sessão realizada na última quinta-feira (10), a concessão do título de cidadania ao professor Francisco Ivan Nóbrega de Oliveira, mais conhecido como professor Chiquinho. O projeto de Decreto Legislativo N.º 001/2016 é de autoria do vereador David Almeida (PTN). A data da entrega da homenagem ainda não foi definida.

O professor já havia sido homenageado pela Secretaria de Cultura do município no São João deste ano. O educador é professor da rede municipal de ensino desde 1994 e escreveu o folheto de cordel “Vertente do Lério e sua História”.

Biografia

Francisco Ivan Nóbrega de Oliveira nasceu em Surubim, Pernambuco, em 23 de agosto de 1965. É filho do casal paraibano Francisco Pedro de Oliveira (in memoriam) e Nazira Pereira da Nóbrega.

Em 1971, aos seis anos de idade, inicia sua vida estudantil no Grupo Escolar Lourenço Ramos, em Surubim.  Ainda na década de 70, por volta do ano de 1973, passa a  residir em Teixeira, na Paraíba. Nesta cidade, na Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Sebastião Guedes da Silva”, em 1993, conclui o Ensino Médio.  Em 28 de maio de 1992, conclui o Curso Superior em Licenciatura Plena em Geografia, pela antiga FFP (Fundação Francisco Mascarenhas), atual FIP (Faculdades Integradas de Patos). Em 30 de outubro de 1999, conclui o Curso de Especialização em Ensino de Geografia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Nesta mesma instituição de ensino superior, em 2002, conclui o curso de Especialização em História de Pernambuco. Em 2009, é aprovado no Mestrado Profissional em Tecnologia do Ambiental do ITEP (Instituto Tecnológico de Pernambuco), no Recife.  Em 2010,  no curso de Ciências Agrárias da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Ainda nesta Universidade, em  2010, é aprovado no curso de pós-graduação lato sensu, em Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro.

No campo cultural, tem sua poesia “O Sonho da Criança Brasileira” publicada na capa da revista Mundo Jovem, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, (Ano 30, edição nº238, de outubro/1992, título: “América Latina: um modelo de desenvolvimento que esqueceu a pessoa humana”).  Em novembro de 2001, tem seu artigo “Extração do Minério Calcário e seus Impactos Ambientais no Município de Vertente do Lério/PE”, publicado no livro do IX Simpósio de Geografia Física Aplicada, pela Editora Universitária da UFPE, Recife.  Em 2013, publica pela Pantera Cordelaria, do Recife, seu primeiro cordel “ Vertente do Lério e sua História”.

Como professor, ministrou aulas pela UPE-Universidade de Pernambuco, em 2001, em Nazaré da Mata, no PROGRAPE (Programa Especial de Graduação em Pedagogia), com a disciplina Conteúdo e Metodologia de Geografia no Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série.  Em Surubim, lecionou em instituições públicas e privadas de ensino, como: Colégio Marista Pio XII, Colégio Nossa Senhora do Amparo, Escola Estadual Severino Farias, Escola Ana Faustina e Escola Maria Cecília.

Atualmente, leciona as disciplinas de Geografia e História nas escolas municipais São José, do distrito do Tambor, e José Batista de Souza, em Vertente do Lério.

Com informações do Blog de Sérgio Ramos

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *