O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 05:04

Onda de assaltos assusta população de Surubim

11/11/2016
zap

Relatos de assaltos foram divulgados pelo aplicativo WhatsApp e assustaram a população (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Informações que começaram a circular pelo aplicativo WhatsApp na noite desta quinta-feira (10), sobre um possível “arrastão” que estaria acontecendo em Surubim, assustaram moradores e deixaram as ruas da cidade praticamente vazias.

As mensagens de texto e de áudio davam conta de vários assaltos ocorridos principalmente no bairro São Sebastião. Teriam sido roubadas uma barraca de pastel na Rua Sargento Artur Amaro de Araújo, uma pizzaria na Avenida São Sebastião, duas motos e o celular de uma mulher. Todos os assaltos em locais não muito distantes um do outro. Há relatos também de mais um roubo a transeunte no bairro da Cabaceira.

Os crimes estariam sendo praticados por seis homens em três motocicletas. Segundo informações de moradores da Rua Sargento Artur, dois bandidos executavam a ação enquanto os outros quatro davam cobertura. De início, as pessoas que relataram os assaltos no aplicativo, usaram o termo “arrastão”. O dicionário Michaelis da Língua Portuguesa define essa palavra como “furto coletivo praticado por grupo numeroso de indivíduos em locais de grande concentração de pessoas, como praias, praças públicas, estabelecimentos comerciais etc., em geral sem violência física”.

Dos assaltos informados pelos usuários do WhatsApp, apenas um foi registrado na Resenha da Polícia Militar enviada diariamente à imprensa: o da mulher que teve o celular roubado. Segundo a PM, a vítima foi identificada como Bruna Rafaela Diniz da Silva, de 22 anos. Ela contou aos policiais que foi abordada por dois homens em uma motocicleta, que levaram um aparelho celular e documentos pessoais. A policia informou que realizou várias abordagens à motocicletas, mas nenhum suspeito foi localizado.

A Resenha Policial registra outro assalto, só que ocorrido às 12h40, na imobiliária Multimóves, localizada na Rua Getúlio Vargas, no Centro da Cidade. A funcionária da empresa, Karla Maria Costa do Carmo, de 26 anos, comunicou à PM, que dois ladrões portando arma de fogo, invadiram o local e roubaram aparelhos celulares e dinheiro. Eles fugiram em uma motocicleta. Este é o sexto assalto a estabelecimentos comerciais de Surubim em menos de um mês.

Já em relação ao roubo das motos divulgado no WhatsApp, o blogueiro Genival Silva, sargento da Polícia Militar, noticia o fato no seu blog. Ele diz no texto que duas motocicletas foram roubadas na noite de ontem. Segundo as vítimas que preferiram não ser identificadas, por volta das 19h, três homens chegaram em uma motocicleta na Rua Angelina Medeiros Guerra, no bairro São Sebastião e roubaram uma moto Honda Pop 100, cor rosa, placa PEN 7841 e outra motocicleta modelo CG  150, cor vermelha, placa PEB 1104. O blogueiro ainda relata que quando as vítimas estavam na delegacia registrando a ocorrência, uma mulher de identidade não revelada, chegou ao local informando que homens armados em três motos haviam praticado diversos assaltos na rua em que ela mora e pelas características estariam utilizando os veículos roubados minutos antes.

Genival Silva, publicou também a notícia de mais um assalto, desta vez no Sítio Cajá de Tatus, zona rural de Surubim. A postagem informa que quatro homens armados com três espingardas calibre 12 e um revólver assaltaram a casa de um aposentado identificado apenas por Paulo Gouveia. De acordo com as vítimas, um homem chegou em um veículo Gol, cor branca e pediu água para colocar no motor do carro que estaria com a temperatura elevada. Neste momento, outros três homens armados anunciaram o assalto e levaram das vítimas dois celulares, um tablet e R$ 2 mil. O valor era da aposentadoria dos idosos da residência. O blog informa ainda que os ladrões agiram com violência agredindo as vítimas.

A Delegacia de Polícia Civil de Surubim registrou sete assaltos, ocorridos nesta quinta-feira (10). O último deles aconteceu à noite no Sítio Lagoa do Choro. O mototaxista Olivaldo de Souza Cândido, morador da Rua Maria Amélia de França, no Bairro São Sebastião, conduzia uma motocicleta na Rodovia PE-90, próximo ao trevo que dá acesso à Vertente do Lério, quando foi abordado por dois homens desconhecidos, armados com um revolver, que também estavam em uma moto.

Segundo a vítima, os bandidos roubaram uma carteira com documentos pessoais, um aparelho celular e a motocicleta. Olivaldo contou ainda que foi ameaçado pelos assaltantes: “corra, se não eu atiro”, avisou um deles. Após praticarem o roubo, os bandidos fugiram pela mesma rodovia no sentido Toritama.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *