O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 10:18

Besouro Mangangá inaugura galeria de arte do Sesc

28/11/2016
vana-valente

Vona Vallente expõe no Sesc até fevereiro de 2017 (Foto: Fernando Guerra/ Correio do Agreste)

Por Fernando Guerra

A exposição de objetos e esculturas do artista caruaruense Vona Vallente aberta ao público na sexta-feira (25), inaugurou a Galeria de Arte do Sesc Ler, importante espaço para as artes visuais que essa instituição disponibiliza para o público surubinense.                       

Com o título de Besouro Mangangá a mostra deu início a um novo tempo nas atividades culturais do Sesc com essa janela que se abre para os artistas plásticos. Faz bem ressaltar a atuação do atual diretor cultural Igor Alexandre cuja atuação abriu espaços para a concretização dessa galeria de arte.                       

Sua única restrição diz respeito ao seu tamanho limitado. Entretanto, como se deu com a mostra de Vona, outras áreas foram utilizadas para a apresentação das obras do artista. Encontramos suas esculturas no jardim e até móbiles pendurados e locais de lazer do Sesc.                       

Quanto ao trabalho exposto, podemos situá-lo nos limites da arte popular, distante porém das expressões do artesanato pela diversidade e criatividade, sem as repetições tão comuns entre os nossos artesãos.                       

Mantém uma forte vinculação com a natureza de onde recolhe galhos de árvores, troncos, ramagens e lhes agrega o seu veio criativo, dando-lhes a marca de sua individualidade. Em quase todas as suas obras deixa transparecer a sua preocupação em dotá-las de uma qualidade ultrapasse a pobreza de onde foram recolhidas destinando-as ao mundo da arte, revestidas de um dourado que usa como cor em cada trabalho seu, talvez buscando uma luminosidade de transcendência espiritual.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *