O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 11:58

Sesc Ler Surubim apresenta Violas Caipiras do Sudeste

25/10/2016
not_201509281108374378_g

Paulo Freire e Levi Ramiro se apresentam em Surubim nesta quinta-feira (27). (Foto: Sesc/ Divulgação)

O Sonora Brasil é um ” projeto temático cujo objetivo é difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico do Brasil “. Já na sua 18.ª edição traz a Surubim, contemplando as violas brasileiras, dois mestres das violas caipiras, Paulo Freire e Levi Ramiro. A apresentação acontece nesta quinta-feira 27 de outubro, às 20h no Auditório da EREM Severino Farias com entrada franca.                       

Tanto Paulo quanto Levi são músicos do estado de São Paulo e apresentam um repertório que dialoga entre o caipira cujas práticas se relacionam com a tradição essencialmente rural e a sertaneja com envolvimentos mais urbanos. Freire destaca-se como contador de causos acompanhado de sua viola e conviveu com Mestre Manelim, no sertão do Urucuia em Minas Gerais onde vivenciou o universo da viola e dos causos mais autênticos das tradições rurais.                       

Por outro lado Levi, além de violeiro respeitado por sua técnica é detentor de conhecimentos sobre gêneros como o Cateretê e o Caruru. Ele também é construtor de viola de cabaça que o público terá oportunidade de conhecer.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *