O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 06:46

Deputados pedem recursos para recuperar Barragem de Jucazinho

20/10/2016
1047497-1_img_20160926_153210

Barragem possui infiltrações, trincas, ferragens expostas e poços de alívio danificados e obstruídos (Foto: Compesa/ Divulgação)

Parlamentares da bancada federal de Pernambuco estiveram nesta quarta-feira (19) no Ministério da Integração para solicitar recursos ao ministro Hélder Barbalho para recuperar a barragem de Jucazinho e acelerar a conclusão da Adutora do Agreste. Estiveram com o ministro o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e os deputados Gonzaga Patriota (PSB), Danilo Cabral (PSB), João Fernando Coutinho (PSB), Tadeu Alencar (PSB) e Fernando Monteiro (PP).

Eles comunicaram ao ministro que a bancada de Pernambuco apresentou emenda orçamentária no valor de R$ 164 milhões destinada à Adutora do Agreste. Durante o encontro, Helder Barbalho declarou que o Ministério vai inserir as obras da barragem de Jucazinho no Programa “Crescer” do governo federal. E que R$ 52 milhões serão liberados nos próximos dias para a sua execução.

As obras deverão ser feitas pelo próprio Ministério ou pelo Dnocs e sua ordem de serviço está prevista para ocorrer no mês de novembro. Relatórios técnicos indicam que a barragem de Jucazinho pode se romper quando as chuvas regularizarem a vazão do reservatório. Ela sofre com infiltrações e trincas no concreto e na laje, as ferragens estão expostas e poços de alívio estão danificados e obstruídos.

Desde fevereiro, a Compesa vem alertando o Dnocs, órgão responsável pela segurança do reservatório, sobre a necessidade de obras emergenciais. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) também já notificou a autarquia sobre os riscos de possível rompimento da barragem mas não houve qualquer providência até agora.

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *