O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 09:09

Chuvas abrem passagem para festival de violeiros

13/09/2016
chuvas
Edvaldo Zuzu e Raimundo Caetano
Por toda tarde do dia 10 de setembro, o clima em Surubim parecia anunciar uma grande chuvarada para a noite dos repentistas que acontece anualmente na cidade. O 22.º Festival de Violeiros, diante dessa perspectiva e realizando-se às portas de uma campanha política, com os ânimos divididos, prenunciava sentir esse impacto e transformar-se num encontro de público diminuto.
 
Se bem que não tenha alcançado o número de participantes do ano anterior, cerca de três centenas de amantes da cantoria encontravam-se na Rua João Batista vibrando e aplaudindo os violeiros que se apresentaram. A chuva não veio para complicar mais e tudo transcorreu dentro da normalidade.
 
Luciano Leonel, Ivanildo Vila Nova e o apresentador Raudênio Lima
Na ocasião, foi lançado o livro “João Paraibano- O Herdeiro dos Astros”, com noite de autógrafos de Ésio Rafael. Ele que é professor e Pesquisador de Cultura Popular é um dos três organizadores dessa compilação de versos do poeta, garimpados e memorizados pelos amantes das cantorias. Os outros dois são Marcos Passos e Santana o Cantador.
Genaldo Pereira e Rogério Menezes
Diferentemente de outros anos o 22.º Festival não teve premiações, nem Comissão Julgadora. Todos os que se apresentaram receberam um troféu de Participação. A programação constou de seis duplas que se apresentaram nessa ordem: Zito Alves e Manoelzinho Aboiador; Ivanildo Vilanova e Luciano Leonel; Gilberto Alves e Severino Feitosa; Miro Pereira e Severino Dionísio; Raimundo Caetano e Edvaldo Zuzu. Para finalizar, cantaram Rogério Menezes e Genaldo Pereira.
 
Miro Pereira e Severino Dionísio
A apresentação foi levada adiante pelos declamadores Raudênio Lima e Iponax Vilanova. Outros dois declamadores deram seu recado, um deles de nossa região Klébson Oliveira e o outro de Caruaru, Espingarda do Cordel.
 
Severino Feitosa, Gilberto Alves e o declamador Iponax Vila Nova
Os Festivais de Violeiros são realizados pelos produtores culturais Fernando Guerra e Nego do Manduri e patrocinados pela Secretaria de Cultura do Município, Engarrafamento Pitú, Medical Saúde e comerciantes da região.


Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *