O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 11:16

Porque Voto

22/08/2016

E começou mais uma temporada de caça ao voto. Essa coluna, caro eleitor, tenta sempre abrir seus olhos para a escolha mais consciente de um candidato a cargo político. Mais que isso, este espaço sugere um modelo de tomada de decisão de forma adequada quando o assunto é “eleições sem qualquer partidarismo”. E é nesse contexto específico – o partidarismo sem causa ou em causa própria – que essa decisão sobre o voto se deturpa. Como o momento político atual é instável demais, este partidarismo corre o risco de se tornar arma eleitoral.
O que ocorre no cenário (não só em Surubim, mas em grande parte dos municípios) é um pouco mais do mesmo: pessoas que se unem para tomar o poder, são ‘a oposição’, versus o poder municiado com que pode para se manter, ‘a situação’. E ainda dentro deste contexto, vê-se a ‘oposição’ se unindo com quem antes nunca sonhara em conviver, contra a ‘situação’ em acordos quase impossíveis de cumprir, ambos interessados somente em aglutinar mais pessoas, herança da prática proselitista. Para tornar isso tudo ainda mais interessante, este ano vigora a nova lei de financiamento de campanhas (lei 13.165), também intitulada de ‘minirreforma eleitoral’, que limitam os candidatos a receberem doações apenas de pessoas físicas.
Não é fácil tomar partido em causa coletiva, caro eleitor, sei disso. Mas você precisa ser o primeiro a agir em prol do bem-estar comum, por uma questão de princípio e de caráter. Para melhores escolas municipais, para um melhor atendimento hospitalar, para uma cidade melhor, se quiser de verdade isso, não pode você pensar apenas no que lhe interessa diretamente.
 Mais do que nunca essas serão as eleições do voto-a-voto e do poder do povo sobre os políticos, porém ainda é muito cedo para dissertar sobre o que ocorrerá. O que se prevê com muita certeza, caro eleitor, é algo simples: Você é o alvo. Você será bombardeado de promessas, apertos de mãos a abraços. Neste pleito, de fato pouca coisa mudará. Você verá as mesmas pessoas fazendo as mesmas coisas.
O que pode mudar de verdade é você e sua forma de decidir o voto. E isso muda tudo.

Daniel Andrade
Porque Voto – Um Voto Por Todos
danielmarista@hotmail.com

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *