O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 09:56

Surubim é o segundo município em infestação pelo Aedes aegypti no Estado

29/02/2016

Dados do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), elaborado em janeiro pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, apontam que Surubim é o segundo município do estado em infestação pelo mosquito transmissor da dengue zica e chicungunya, perdendo apenas para  Ferreiros, na Mata Norte. Segundo a pesquisa, 16,8% dos imóveis da cidade contém focos do inseto.
O LIRAa é elaborado em todo o estado a cada dois meses e o índice de infestação tolerável, de acordo com critérios das autoridades de saúde pública, é de 4%.
As arboviroses são as doenças transmitidas por insetos. Para elaborar o LIRAa, cada município é dividido em grupos 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Desses, 450 são visitados. Os estratos são classificados de acordo com o índice de infestação: inferior a 1% (condições satisfatórias), entre 1% e 2,5% (risco médio) entre 2,6% e 3,9% (condição de alerta) e superior a 4% (risco de surto).
A partir da próxima semana, os municípios pernambucanos começam a elaborar um novo mapa da infestação. Ferreiros, na Zona da Mata Norte, é o primeiro colocado nesse ranking estadual de infestação. O município atingiu um índice de 18%. Isso significa que ele tem um número de Aedes aegypti mais de quatro vezes superior do que o teto do protocolo do Ministério da Saúde.
Em segundo lugar aparece Surubim, no Agreste, com 16.8%. Terezinha, na mesma região, fica em terceiro na relação: tem LIRAa de 16,7%.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *