O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 07:53

A maçonaria através dos tempos

29/02/2016

A Maçonaria como Organização de Construtores sociais teve uma influência considerável na evolução social e política dos povos. No passado, notabilizou–se no combate à intolerância religiosa e política;
Através dos movimentos revolucionários derrubou estruturas hipócritas que mantinham as nações sob o jugo da tirania e da opressão.
Devido a esse trabalho em prol da humanidade ela incomodou o poder estabelecido de épocas passadas e naturalmente angariou a antipatia dos poderosos. Sua grande arma para combater a ignorância foi ensinar o povo a pensar. Quem “pensa”, questiona, impõe-se, não se corrompe, não se curva às insinuações do mal… Um livre pensador é, na expressão mais profunda do termo, um homem livre, um formador de opinião, um construtor social, um instrumento de transformação.
Assim, veremos a maçonaria apoiando a monarquia por ser, naquele período de tempo, a estrutura de poder que mais convinha para o desabrochar da evolução gradual e pacífica da humanidade. Inúmeros reis, príncipes e titulares da nobreza foram iniciados e instruídos pelos ensinamentos da ordem.
Como o progresso é contínuo e dinâmico, quando a estrutura monárquica tornou-se ultrapassada, a maçonaria passou a apoiar, a instauração das repúblicas democráticas. Veremos então o desencadear de vários movimentos revolucionários para derrubar a monarquia e instaurar a democracia, pois era a estrutura política mais adequada ao desenvolvimento da consciência social de um novo tempo.
Nossa civilização assiste à falência do Estado e, principalmente, do modelo que lhe dá sustentáculo. O tecido social vem sinalizando que não suportará por muito tempo a crise avassaladora provocada por tal modelo.
Por isso, de uma forma ou de outra, formas diferentes de governo deverão substituir a estrutura vigente.
Uma nova humanidade está emergindo no cenário mundial e a educação que lhe será dada influenciará no comportamento, filosofia de vida, cosmovisão, formas de governo etc. Daí nossa preocupação  em instruir  nos princípios universais – joia de nossa tradição – homens ilustres da sociedade contemporânea.
Os grandes planos da evulução social e política da maçonaria contêm ideias inspiradoras para que homens sábios assumam a direção dos governos e das instituições nos vários escalões do Estado e de sua sociedade organizada.
Nesse sentido, a magnífica obra, A Nova Atlântida, de Francis Bacon guarda profunda relação com os supremos ideais da Ordem Maçônica.As ideias de um mundo melhor, dirigido por homens iluminados, representa o amanhã da humanidade. A Nova Atlântida, através da casa de Salomão, oferece à humanidade uma saída honrosa e equilibrada para os angustiantes  problemas que enfrenta na sociedade contemporânea.
Assim, da Monarquia para a Democracia e, no amanhã, a Teocracia, ou seja,homens moral e espiritualmente despertos, assumindo a direção dos Estados Políticos, administrando-os sob inspiração divina, com sabedoria, justiça e dignidade equidade.


Colaboração do Irmão Beto França
 Conheça e visite o Lar Amélia França

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *